Por justiça ao Recanto dos Orixás em São Carlos!

Toda nossa solidariedade aos grupos religiosos, povos de terreiro e adeptos das religiões de matriz africana, que tem sofrido sistematicamente com os ataques de intolerância e racismo religioso por parte de vereadores na Câmara Municipal de São Carlos e covardes ataques anônimos.

Por justiça ao Recanto dos Orixás em São Carlos!
Por investigação imediata e punição aos responsáveis pelo ataque ao Recanto dos Orixás em São Carlos!

Por PCB-Reconstrução Revolucionária em São Carlos.

O PCB-RR em São Carlos vêm a público prestar toda nossa solidariedade aos grupos religiosos, povos de terreiro e adeptos das religiões de matriz africana, que tem sofrido sistematicamente com os ataques de intolerância e racismo religioso por parte de vereadores na Câmara Municipal de São Carlos e covardes ataques anônimos.

O último episódio aconteceu hoje (21/09/23), onde as pessoas que frequentam o Centro Religioso Recanto dos Orixás foram atacadas através de uma carta com ameaças de morte e a imagem de uma santa morta a tiros. A carta cita o nome de um vereador, censurado pela equipe do jornal “São Carlos Agora”, que teve acesso ao material [1]. Cabe ressaltar que esse não é o primeiro ataque envolvendo vereadores da cidade. Em 2018, Leandro Guerreiro, Edson Ferreira, Moisés Lazarine e Lucão Fernandes invadiram a Escola Municipal Carmine Botta e depredaram trabalhos realizados por estudantes do 9º ano que debatiam a intolerância sexual e religiosa.

Historicamente, terreiros são locais onde ocorrem ataques e ações de repressão. Esses espaços comunitários do povo preto expressam forte sentimento comunitário, alta capacidade de mobilização social e destoam do projeto individualista, mercadológico e embranquecedor da classe dominante brasileira. Os ataques a terreiros no Brasil são a manifestação do racismo que permeia a sociedade capitalista.

Por investigação imediata e punição aos responsáveis pelo ataque ao Recanto dos Orixás em São Carlos!

Por justiça a Mãe Bernadete, Marielle Franco e todos/as lutadores/as de nossa classe. Contra toda e qualquer perseguição aos povos quilombolas e povos de terreiro e pessoas que praticam religiões de matriz africana!