Plenária Nacional aprova calendário do XVII Congresso Extraordinário
A etapa nacional do XVII Congresso está marcada para os dias 30 de maio a 2 de junho de 2024.
Foi dada largada para o XVII Congresso Extraordinário. A Plenária Nacional do Movimento em Defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB, reunida nos últimos dias 23 e 24 de setembro, aprovou, além do temário e calendário do congresso, os rumos do processo de reorganização partidária nos próximos meses.
Com presença de delegados de 18 estados e do Distrito Federal, foi discutida e aprovada a declaração política "Construir a oposição de esquerda: tarefas imediatas das forças anticapitalistas”. Leia na íntegra.
A organização do congresso ficará sob responsabilidade do Comitê Nacional Provisório eleito. Os organismos de base deverão realizar suas etapas entre novembro e janeiro. As etapas regionais, entre fevereiro e abril. A etapa nacional está marcada para os dias 30 de maio a 2 de junho de 2024.
O temário está dividido em quatro eixos: a) Estratégia e Tática, b) Organização, c) Programa, e d) Estatuto. Entre os principais objetivos do congresso está definir a posição dos comunistas nas lutas de classes no Brasil, América Latina e no mundo, incluindo um balanço dos blocos imperialistas contemporâneos, a guerra inter-imperialista na Ucrânia e a posição da China na cadeia imperialista. A atitude dos comunistas em relação aos governos petistas, à extrema-direita e ao golpismo militar também é um destaque.
Uma segunda Plenária Nacional foi marcada para o início do novembro, para discutir e aprovar as pré-teses e demais documentos que serão enviados às bases.