São José dos Campos: Em Defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB
Por unanimidade, todos os organismos presentes na plenária assinam o Manifesto em Defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB, portanto, fazem adesão ao PCB-RR e colocam como tarefa imediata a construção do XVII Congresso Extraordinário do PCB.
Neste sábado, 05 de agosto de 2023, foi realizado em São José dos Campos uma Plenária Extraordinária e Unificada para discutir a crise do PCB e o Manifesto em defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB.
Estiveram presentes nessa plenária os seguintes organismos: célula do PCB em São José dos Campos, célula do PCB em Taubaté, núcleo da UJC no Vale do Paraíba e núcleo da UJC em São José dos Campos.
Após o debate que durou toda manhã e o início do entardecer de hoje, ficou decidido que:
Por unanimidade, todos os organismos presentes na plenária assinam o Manifesto em Defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB, portanto, fazem adesão ao PCB-RR e colocam como tarefa imediata a construção do XVII Congresso Extraordinário do PCB.
A posição unânime dos organismos de adesão ao PCB-RR e à construção do XVII Congresso Extraordinário se forja a partir da caracterização da urgência em avançarmos na principal tarefa de tode comunista, que é também a nossa principal contribuição para o internacionalismo proletário, a realização da Revolução Brasileira.
Essa tarefa é a responsabilidade histórica que todes comunistas carregam. E, que na atual conjuntura, de precarização e hiperexploração da força de trabalho, de escalada dos conflitos interimperialistas, das catástrofes ambientais, intensificação das opressões — LGBTfobia, machismo, misoginia, racismo —, da política de genocídio para com os povos originários e da ascensão da extrema-direita e do militarismo no mundo (ambos financiados pelas burguesias para manter e aprofundar a ditadura do capital) expressa-se, então, a necessidade histórica e urgente de construirmos e consolidarmos um instrumento de luta capaz de ser o operador político e o aglutinador de forças que concretize as condições materiais para a efetivação da ditadura do proletariado.
Destacamos ainda, como parte impulsionadora de nossa adesão, o fato de que todes nós construímos um trabalho significativo no Vale do Paraíba reivindicando os princípios do marxismo-leninismo e da Reconstrução Revolucionária do PCB e que esse trabalho não é fruto de uma política pensada e planificada pelo Comitê Central do PCB, mas sim, de um esforço de toda militância que compõe os organismos citados do Vale do Paraíba e da influência direta e indireta da militância que foi perseguida e expulsa do PCB e do chamado "complexo" partidário.
Nós renunciamos a herança do dimitrovismo, do eurocomunismo e do pecebismo!
O Manifesto em defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB é um chamado para os marxista-leninistas e nós o escutamos!
O Comitê Central do PCB faz do XVII Congresso, mediação capaz de por fim a crise e nos catapultar qualitativamente na estrutura organizativa, impossível. Nós faremos com que ele seja inevitável, por qualquer meio necessário!
Rumo ao XVII Congresso Extraordinário!
Pelo Poder Popular e o socialismo-comunismo!