Confira como foi o 2º dia do XVII Congresso Nacional (Extraordinário) do PCB-RR

Os trabalhos congressuais seguem firmes, com previsão de continuidade até domingo, em um ambiente de engajamento e construção coletiva para os rumos do movimento comunista e a revolução em nosso país.

Confira como foi o 2º dia do XVII Congresso Nacional (Extraordinário) do PCB-RR
Créditos: Gabriel da Silva

A Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), recebe delegados comunistas de todo o país.

No segundo dia do XVII Congresso Nacional (Extraordinário) do Partido Comunista Brasileiro (PCB-RR), realizado na emblemática Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), espaço histórico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a atmosfera foi de intensa atividade e debate. A ENFF, além de ser um centro de formação política e cultural, desfruta de grande importância para os trabalhadores brasileiros, especialmente os do campo. É um símbolo de resistência e luta não só pela Reforma Agrária Popular e o direito à terra, mas também pelo fim de todo tipo de exploração do homem sobre o homem, bem como o fim da destruição ambiental para a manutenção da vida humana.

Pela manhã, a plenária inicial marcou o início dos trabalhos, com a aprovação da Mesa Diretora, comissões e Regimento Interno, estabelecendo as bases para os dias seguintes. Já durante a tarde e noite, os delegados e suplentes eleitos, além dos convidados internacionais, se dedicaram aos Grupos de Discussão sobre as pré-teses ao XVII Congresso, abordando temas cruciais como a conjuntura nacional e internacional, estratégia e tática, programa e o estatuto da organização.

Destacou-se também o lançamento do piloto do jornal impresso do PCB-RR, distribuído a todos os presentes, gerando um momento de grande entusiasmo entre a militância, que reconhece na imprensa partidária revolucionária um instrumento essencial de organização da classe trabalhadora.

Além disso, a militância assumiu a responsabilidade pela manutenção da organização e limpeza do espaço, com comissões destacadas, evidenciando o compromisso coletivo com o sucesso do XVII Congresso e respeito ao espaço coletivo da ENFF.

Apesar do frio intenso, o clima é de disposição geral, com o MST demonstrando ser um anfitrião exemplar. Os trabalhos congressuais seguem firmes, com previsão de continuidade até domingo, em um ambiente de engajamento e construção coletiva para os rumos do movimento comunista e a revolução em nosso país.