Concurso dos Correios oferece milhares de vagas por todo o Brasil
Após mais de 13 anos do último grande concurso dos Correios, hoje foi aberto um novo edital para um concurso público para quase 9 mil vagas de emprego. As vagas são para a função de carteiro e analista e estão espalhadas por todos os estados do Brasil.
Por Redação
Após mais de 13 anos do último grande concurso dos Correios, foi aberto, no dia 09 deste mês, um novo edital para um concurso público para quase 9 mil vagas de emprego. As vagas são para a função de carteiro e analista e estão espalhadas por todos os estados do Brasil.
Com concurso promovido pela banca IBFC e provas marcadas para o dia 15 de dezembro, os Correios realizarão concurso de nível médio superior. Para esse edital são 3.511 vagas imediatas, entre ensino médio e superior, e quase 6 mil vagas para o cadastro reserva.
O salário para o aprovado no concurso dos correios de nível médio pode chegar a mais de R$3.800, com uma prova que cobra os seguintes temas:
● Língua Portuguesa (15 questões)
● Matemática (10 questões)
● Noções de Informática (10 questões)
● Conhecimentos Gerais (10 questões)
● Código de Conduta Ética e Integridade (5 questões)
Os Correios são uma das empresas públicas mais importantes em atividade no Brasil, garantindo acesso a serviços, desde entregas até trâmites bancários, por todo o território nacional, sem exceção. Com o aprofundamento do capitalismo monopolista e a chegada de gigantes empresas privadas do setor logístico, como Amazon e Mercado Livre, a pressão para que se privatize os Correios existe há anos. Os Correios chegaram a compor a lista de desestatização e tiveram seus ativos ameaçados de serem colocados em leilão durante o governo Bolsonaro.
A pressão existe para que tais empresas privadas aumentem sua margem de lucro e não tenham que competir com uma empresa estatal, pública e de excelência que mantém preços populares a fim de atender as demandas de entrega e postagem de todo o povo brasileiro.
O sindicato dos Correios, que representa seus mais de 90 mil trabalhadores de todo o Brasil, tem protestado frente às ameaças de precarização e privatização da estatal. Foi também através da luta sindical encampada pela FINDECT nos últimos meses que o salário desse atual concurso que está aberto teve aumento significativo, além de pressionar pela sua realização ainda neste ano.
As inscrições do atual concurso podem ser realizadas pelo site da banca organizadora e estarão abertas do dia 10/10 até o dia 28/10. Os valores para realização de prova são a partir de R$39,90 e podem ter isenção solicitada até 18/10.