Saudação da KO ao XVII Congresso (Extraordinário) do PCB-RR
Para nós, da Organização Comunista da Alemanha ou KO, como muitos de vocês nos conhecem, esta é uma oportunidade única de fortalecer laços fraternos com a América Latina. Pela primeira vez em nossa história, estamos enviando uma representante ao seu continente.
Prezados camaradas
Muito obrigado pelo convite para o seu congresso extraordinário. Para nós, da Organização Comunista da Alemanha ou KO, como muitos de vocês nos conhecem, esta é uma oportunidade única de fortalecer laços fraternos com a América Latina. Pela primeira vez em nossa história, estamos enviando uma representante ao seu continente.
Nós e vocês passamos por desenvolvimentos e lutas semelhantes desde o início da guerra imperialista na Ucrânia. Nossa luta terminou em um congresso extraordinário no início de 2023 com a ruptura final com as forças revisionistas que reconhecem um objetivo antifascista na guerra por parte da burguesia russa e, portanto, que respaldaram o governo russo.
Vocês conduziram uma luta semelhante contra o revisionismo na liderança do PCB e agora estão levando-a ao fim. Assim como para nós, acreditamos firmemente que para vocês a ruptura com as forças revisionistas significará também um fortalecimento. Saímos da luta com os revisionistas ideologicamente mais fortes e unificados e hoje, depois de mais de um ano, podemos relatar um claro progresso em termos de organização e de pessoal. Nesse sentido, desejamos a vocês um impulso de fortalecimento em todos os níveis!
Vocês estão realizando seu congresso em um momento em que a necessidade de reorganizar o movimento comunista em uma base revolucionária torna-se mais evidente a cada dia em todos os países do mundo. A possibilidade de uma grande guerra imperialista paira sobre nós como uma espada de Dâmocles, ela é um perigo iminente. A história das duas guerras imperialistas mundiais anteriores nos ensina que não devemos estar despreparados nessa situação, assim como não devemos regredir ao chauvinismo e ao isolacionismo nacional.
Portanto, a KO saúda o seu congresso com o espírito do internacionalismo proletário em um momento em que ela própria está enfrentando grandes mudanças. O próximo congresso da KO será realizado no final de junho, daqui a um mês, e a liderança apresentou uma proposta para iniciar o processo de fundação do Partido Comunista, bem como um plano para a construção do partido.
Se ambas as propostas forem aprovadas, o processo de fundação começará com a renomeação da KO como um partido comunista e terminará com a adoção de um novo programa revolucionário planejado para, no máximo, três anos. Nesse meio tempo, a KO trabalhará nas questões centrais do programa e entrará em um intercâmbio mais próximo com grupos comunistas menores para determinar se há base ideológica suficiente para unir forças a partir do programa.
A liderança central do KO é da opinião de que, após 6 anos, a organização está madura o suficiente para se constituir como um partido comunista. O pré-requisito para isso é o seu desenvolvimento ideológico e organizacional, mesmo que ainda não tenha uma base forte na classe trabalhadora e influência suficiente nas lutas de classe na Alemanha.
Para nós, concentrar-se no desenvolvimento do programa não significa ficar apenas na mesa de estudos. Continuaremos a organizar nossa participação nas lutas de massa dentro da estrutura de nossas possibilidades ainda modestas. Recentemente, tivemos boas experiências nos movimentos de massa em apoio à luta de libertação palestina e contra o genocídio em Gaza e também pudemos exercer uma forte influência na direção dos protestos em locais específicos. Com a adoção do programa, encerraremos nosso foco no esclarecimento ideológico e voltaremos nossa atenção para a intervenção sistemática e organizada nas lutas de massa no país, bem como para o estabelecimento das estruturas necessárias para o partido.
Nossa principal tarefa ainda está à nossa frente. Para se tornar a vanguarda da classe trabalhadora, o primeiro passo é desenvolver um programa político revolucionário claro e, com base nisso, uma organização cujos membros participem ativa e uniformemente da implementação desse programa. Com as propostas sobre o processo de fundação do Partido Comunista e o plano de sua construção, esperamos poder dar os primeiros passos centrais nesse caminho.
Estamos felizes por ter a oportunidade de participar do seu congresso, aguardamos ansiosamente os debates e desejamos a vocês e ao seu congresso todo o sucesso na reorganização do movimento comunista em uma base revolucionária.
Vida longa ao internacionalismo proletário!
Liberdade para a Palestina!
Vida longa ao Partido Comunista!
Kommunistische Organisation