Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 75

O combativo mártir e camarada “Abu Basil” foi uma de nossas primeiras lideranças a se distinguir por uma longa história de luta. Tinha tinha um sincero espírito revolucionário, que colocou a serviço de sua organização e de seu povo.

Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 75
O camarada, líder e lutador histórico, Ismail Musa Salem “Abu Basil”, martirizado aos 88 anos na manhã do dia 19. Reprodução: FPLP.

RESISTÊNCIA LIBANESA ATACA BASES DA OCUPAÇÃO AO NORTE DA PALESTINA OCUPADA

A Resistência Libanesa disse na quarta-feira (20) que seus combatentes dispararam mísseis Burkan contra as bases de Al-Raheb e Al-Abbad da ocupação sionista, infligindo baixas confirmadas.

Os combatentes também dispararam mísseis aéreos contra dois helicópteros da ocupação que sobrevoavam Shtoula, Shomira e Evan Menachem, forçando-os a se afastarem imediatamente do espaço aéreo da região.

Os dois lados têm trocado disparos de artilharia e mísseis desde o início do genocídio sionista em Gaza, no início de outubro. Os receios iniciais de que o conflito se espalhasse mais seriamente para outras frentes diminuíram quando Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, disse que o grupo não lançaria uma grande ofensiva a menos que fosse provocado ou a menos que o Hamas estivesse à beira de uma derrota esmagadora.

O jornal The Times disse na segunda-feira que os militares “israelenses” traçaram planos para invadir o sul do Líbano, arriscando uma nova escalada na guerra no Médio Oriente e face aos apelos por restrições dos seus aliados ocidentais.

A ocupação sionista almeja conduzir as forças do Hezbollah no sul do Líbano ao norte, até ao rio Litani, uma linha de importância simbólica para ambos os lados, acrescentou.

EM MEMÓRIA DO CAMARADA, LÍDER E LUTADOR HISTÓRICO, ISMAIL MUSA SALEM

A Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), representada pelo seu Secretário-Geral, seu Comitê Central, o seu bureau político e todos os seus quadros e membros, lamenta perante as massas do nosso povo o camarada, líder e lutador histórico, Ismail Musa Salem “Abu Basil” (de 88 anos), martirizado na manhã do dia 19, após um massacre terrível cometido por ataques aéreos pelo criminoso inimigo sionista em Gaza, que já ceifou a vida de mais de 150 membros da resistência e de suas famílias.

O combativo mártir e camarada “Abu Basil” foi uma de nossas primeiras lideranças a se distinguir por uma longa história de luta. Em sua juventude, militou no movimento nacionalista árabe e foi fundador da Frente Popular pela Libertação da Palestina, na qual serviu como membro do Comitê Central e assumiu tarefas militares, organizacionais e administrativas. Ele tinha um sincero espírito revolucionário, que colocou a serviço de sua organização e de seu povo.

A FPLP despede-se do seu mártir que decidiu estar entre o povo, liderando nossas fileiras, ensinando-lhes paciência, disciplina e firmeza como modelo vivo na escola do sacrifício sem limites e da resistência sólida, e ensinou às gerações o significado de pertencer à Palestina.

A Frente apresenta suas mais profundas condolências a toda à família, camaradas e amigos, e promete-lhe, tal como todos os heroicos mártires do nosso povo, que estará enraizado como uma lenda no solo de Gaza, continuando a resistir até que os objetivos do nosso povo – a libertação, a liberdade e o estabelecimento do nosso Estado democrático palestino – sejam alcançados em todo o território nacional.