Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 479
As atividades da UNRWA na Palestina serão suspensas em dois dias devido a uma lei aprovada pelo Knesset. A medida coloca em risco a estabilidade na região e prejudica milhões de palestinos que dependem da agência.
Perseguição do parlamento da ocupação à UNRWA passa a vigorar em dois dias
Philippe Lazzarini, Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), alertou que as atividades da organização nos territórios palestinos serão suspensas em dois dias devido à entrada em vigor de uma legislação aprovada pelo Knesset. Segundo ele, a medida coloca em risco a estabilidade na região e prejudicará milhões de palestinos que dependem do apoio da agência.
Lazzarini destacou que a UNRWA fornece mais de 17 mil consultas médicas diariamente nos territórios palestinos e é responsável por metade da assistência humanitária destinada à população local. Ele rebateu as acusações do governo israelense de que a agência não oferece suporte adequado aos palestinos, argumentando que a presença da UNRWA é fundamental para garantir a estabilidade na região.
O comissário também defendeu que o direito de retorno dos palestinos seja garantido e que esforços sejam concentrados no avanço de um processo político baseado na solução de dois Estados. Para ele, enfraquecer a UNRWA não apenas compromete o bem-estar de milhões de palestinos, mas também mina as condições necessárias para a busca de uma solução pacífica.
Comunicado do Ministério da Saúde
Relatório estatístico periódico sobre o número de mártires e feridos devido à agressão sionista na Faixa de Gaza:
Os hospitais da Faixa de Gaza registraram 48 mártires e 80 feridos, como resultado da agressão israelense na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas.
Um número considerável de vítimas ainda está sob os escombros e nas ruas, e as equipes de ambulância e defesa civil não conseguem alcançá-las.
O total de mártires da agressão israelense subiu para 47.354 e 111.563 feridos desde o 7 de outubro.