Atualização sobre a Operação Tempestade Al-Aqsa: dia 71

A Força Aérea do Iêmen realizou uma operação, lançando um ataque com um grande número de drones contra instalações estratégicas em Umm al-Rashrash (Eilat), no sul da Palestina ocupada.

Atualização sobre a Operação Tempestade Al-Aqsa: dia 71
Membros da resistência iemenita em favor da luta palestina. Reprodução: FPLP.

RESISTÊNCIA IEMENITA REIVINDICA ATAQUE DE DRONES EM EILAT

O movimento de resistência no Iêmen de Ansar Allah conduziu no sábado um ataque de drones contra locais sionistas na cidade ocupada de Eilat, no sul, informou Yahya Saree, porta-voz do movimento.

“A Força Aérea do Iêmen realizou uma operação, lançando um ataque com um grande número de drones contra instalações estratégicas em Umm al-Rashrash (Eilat), no sul da Palestina ocupada”, disse Saree ao canal de televisão Al Masirah.

A Resistência Iemenita afirmou que terá como alvo qualquer navio que viaje para “Israel”, independentemente da sua nacionalidade, em resposta ao genocídio “israelense” contra as crianças de Gaza, após a ofensiva do Hamas de 7 de outubro.

A Mediterranean Shipping Co. (MSC) da Suíça, a maior empresa de transporte de contêineres do mundo, deixará de usar o Canal de Suez após um ataque a um de seus navios, anunciou em comunicado, segundo a Reuters.

Junto aos anúncios semelhantes da Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd, quatro das cinco maiores companhias marítimas do mundo desviaram rotas marítimas devido aos ataques houthis.

Um destroier de mísseis guiados dos EUA abateu no sábado 14 drones lançados pelos rebeldes do Iêmen no Mar Vermelho hoje, disse o Comando Central dos EUA em um comunicado, segundo a Reuters.

FPLP: O APOIO DOS PAÍSES ÁRABES AO INIMIGO É UMA FACADA NAS COSTAS DA NAÇÃO E UMA TRAIÇÃO QUE NÃO PODE SER TOLERADA

A Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP) considerou que o crescente número de denúncias sobre o envolvimento de vários países árabes no abastecimento do inimigo sionista através das suas terras é indicativo claro da extensão do envolvimento dos governos destes países no projeto de agressão contra o nosso povo.

A Frente sublinhou que a negação destes governos relativamente aos dados sobre o seu envolvimento no fornecimento ao inimigo não pode ser credível, a menos que seja acompanhada de decisões claras de cortar relações com o inimigo, fechar portos, vias terrestres e espaço aéreo árabes na sua cara, e juntar-se ao heroico trabalho realizado pelas lideranças e pelo povo iemenita para sitiar o inimigo.

A FPLP sublinha que continuar as relações com o inimigo sionista, e cooperar com ele diretamente ou com qualquer uma das partes da aliança de agressão contra o nosso povo, é uma facada traiçoeira com uma adaga envenenada nas costas do nosso povo e dos povos da Nação Árabe, e que não há espaço para tolerância, complacência ou silêncio face a postura tão traiçoeira.

A Frente reiterou seu apelo aos povos e forças árabes, para a necessidade de pressionar os governos árabes que são negligentes e cooperam com o inimigo, sitiando as embaixadas e bases dos países agressores, e intensificando a luta contra os interesses destes países e prejudicando-os com todas as ferramentas disponíveis, considerando isto um dever e uma necessidade para parar a guerra de genocídio contra o povo da Palestina e restaurar a dignidade dos povos árabes, sua soberania e autoridade sobre sua determinação, terras e recursos.

IGREJA CATÓLICA EM JERUSALÉM DENUNCIA VIOLÊNCIA DE ISRAEL CONTRA CRISTÃOS

O Patriarcado Latino de Jerusalém – autoridade eclesiástica católica romana em Jerusalém, que tem sede na Igreja do Santo Sepulcro, onde está posto o Túmulo de Jesus Cristo – anunciou que um atirador das Forças de Defesa de Israel (IDF) matou duas mulheres cristãs dentro da Paróquia da Sagrada Família em Gaza, onde a maioria das famílias cristãs de Gaza se refugiou desde o início da guerra na Faixa de Gaza.

De acordo com o patriarcado, a senhora Nahida e sua filha Samar foram baleadas e mortas enquanto caminhavam para o convento. Uma foi assassinada enquanto tentava carregar a outra para um local seguro. Mais sete pessoas foram baleadas e feridas enquanto tentavam proteger outros cristãos dentro do complexo da igreja.

De acordo com a Declaração, a IDF não forneceu nenhum aviso ou notificação e as mulheres foram baleadas a sangue frio dentro das instalações da Paróquia, onde não havia combatentes.

O patriarcado também informa que um foguete disparado por um tanque da IDF teve como alvo o Convento das Irmãs de Madre Teresa (Missionárias da Caridade), onde 54 pessoas com deficiência estão abrigadas desde o início das hostilidades e que, além do pesado bombardeio na área, 3x mais pessoas ficaram feridas dentro do complexo da Igreja na noite passada.

Os acontecimentos ocorrem a apenas 9 dias do Natal, o segundo feriado mais importante para as igrejas cristãs ocidentais.