A validade de Lênin no século XXI

O capitalismo é robusto, fato; mas a fraqueza do proletariado não é definitiva, nem estrutural, nem endêmica. Não é uma fraqueza ontológica, mas um fato histórico e relativo. Portanto, a fraqueza do marxismo é relativa; que nos obriga a regressar aos princípios e a agir com base neles

A validade de Lênin no século XXI

Armiche Padrón Suárez

Diretor da Escola Nacional de Quadros do Comitê Central “Olga Luzardo” do Partido Comunista da Venezuela (PCV)

Publicado em 21 de Janeiro de 2024 em Tribuna Popular


Hoje, mais do que nunca, a legitimidade e a possibilidade da revolução proletária mundial são reafirmadas, no calor não só das condições objetivas que estão se desenvolvendo (a ampla proletarização das massas trabalhadoras da cidade e do campo; o exponencial desenvolvimento técnico-científico e os seus efeitos sobre a tendência decrescente do lucro no seio da produção capitalista; o rápido desenvolvimento das telecomunicações e as condições reais para avançar substancialmente no planejamento social e na distribuição do produto social), mas também acreditamos que a validade, possibilidade e necessidade da revolução comunista são explicadas pelo Marxismo-Leninismo de uma forma científica.

Hoje, quando a "desorientação" é galopante nos partidos comunistas e operários de todo o mundo, como produto do oportunismo e do triunfo — ainda não ultrapassado por muitos — da contrarrevolução na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, torna-se imprescindível limpar o pensamento de Lênin de tanto oportunismo, seja da direita ou da esquerda, não apenas em seus princípios fundamentais, mas em suas análises científicas, para utilizá-los como um guia da ação revolucionária que nos permita enfrentar a complexidade do momento histórico e avançar na conquista da vitória proletária.

Enquanto deixarmos Bernstein continuar a reviver no calor das teses burguesas (hoje disfarçadas de "pós-modernas"), a tão alardeada "crise do marxismo" será apenas a máscara das verdadeiras limitações dos marxistas-leninistas em livrarem-se da poeira das “renovações” tão solicitadas pelos inimigos de classe.

Com Lênin aprendemos que na correlação de forças que se desenvolve na luta de classes “está a medula do marxismo” (1918). Estamos, portanto, falando de uma condição além da razão e da moralidade. Com Lênin aprendemos a necessidade de caracterizar, organizar e dirigir o exército proletário; mas também nos obriga a caracterizar corretamente o inimigo, tendo sempre o cuidado de não transformar o critério da “força” num “fetiche”, sendo “incapazes de refletir sobre o seu conteúdo real e concreto” (1921).

Daí a necessidade de lançar uma ofensiva, não apenas teórica, sobre a validade, a importância e o papel da categoria do imperialismo, tão maltratada pela burguesia e manipulada pelos teóricos pequeno-burgueses, que se tornaram arlequins antiquados que levantam bandeiras ao suposto aparecimento de um "império".

Império versus imperialismo

O problema entre "império" e imperialismo não é semântico: é político. O termo "império" visa retirar a análise da fase final do capitalismo o seu carácter científico; servir de ponte para dar demasiada importância à geopolítica e esquecer o materialismo histórico, centrando a análise nos interesses, na natureza e na política externa das potências capitalistas e não na dialética do verdadeiro processo capitalista: o imperialismo.

As condições subjetivas para que esse contrabando ideológico prevaleça vão desde as leituras dogmáticas de Lênin sobre o fenômeno, que acabam por levar ao cansaço do espírito pequeno-burguês daqueles que “sentem” que o imperialismo ainda é forte e não tem adversário; mesmo essa necessidade de “atualizar”, de “academizar” o discurso, para que seja palatável às massas e assim o transforme num discurso metafísico distante da realidade que pretende combater.

Vivemos o pior momento histórico do movimento operário e, portanto, do movimento comunista internacional; subjugado à malícia do espírito pequeno-burguês que almeja uma liderança improvável com as táticas atuais. O capitalismo é robusto, fato; mas a fraqueza do proletariado não é definitiva, nem estrutural, nem endêmica. Não é uma fraqueza ontológica, mas um fato histórico e relativo. Portanto, a fraqueza do marxismo é relativa; que nos obriga a regressar aos princípios e a agir com base neles, devolvendo ao proletariado a sua identidade como sujeito histórico; desapareceram nas lutas estéreis que a esquerda em geral — e não poucos comunistas em particular — insistem em criar, sendo inadequadas à estratégia e aos objetivos históricos: consolidar a ditadura do proletariado e preparar as condições para avançar para uma fase socialista, com o horizonte definido na sociedade comunista.

O proletariado pôde mudar sua aparência, suas roupas, seus hábitos; mas isto apenas expressa a diversificação a que está sujeito como produto da natureza da fragmentação-especialização do capitalismo, e não como pretendem a burguesia e os seus acólitos (ajudantes) pequeno-burgueses — do pós-modernismo e das suas variantes legítimas (decolonialidade, por exemplo) — que vendem a ideia de novos sujeitos que substituem o proletariado, quando na verdade, são figuras ou camadas proletárias no processo de proletarização que sonham em libertar-se do destino vergonhoso que o capitalismo lhes reserva.

Lições de “lógica” leninista

O contexto internacional em que Lênin escreve Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo é marcado por elevados níveis de complexidade. A transferência mecânica destas contradições para a atualidade não é marxista, nem leninista, nem dialética.

A “lógica leninista” deve prevalecer: em primeiro lugar, determinar o tamanho, a força e as fraquezas do inimigo. Entender que o inimigo não é homogêneo devido à natureza desigual e interdependente da cadeia imperialista, e que o trabalho do proletariado, dependendo da acumulação de forças, dependerá muitas vezes de estimular essas contradições, essas particularidades dentro do imperialismo.

É por isso que Lênin afirmou acertadamente que “devemos distinguir cuidadosamente, na nossa agitação, entre a burguesia progressista e a autocracia feudal; Devemos sempre destacar o grande papel revolucionário da guerra histórica da qual o trabalhador participa involuntariamente” (1905).

Transformar as contradições inter-imperialistas atuais numa revolução comunista é a tarefa de qualquer marxista-leninista; particularmente num momento em que o ciclo de expansão do capitalismo — baseado na financeirização — demonstra o seu esgotamento e as expressões da dominação burguesa atingem a sua crise total, dando lugar ao surgimento de “alternativas” adaptadas aos novos tempos: o avanço da extrema direita em todo o mundo demonstra a futilidade de tentar "adoçar" os princípios do marxismo-leninismo.

Parece que o avanço da reação é imparável e não há contrapartida. Mas a classe trabalhadora tem uma concepção de mundo: o marxismo-leninismo; com uma forma de organizar a produção, sua distribuição e assim aumentar os níveis de bem-estar social: a ditadura do proletariado; e com um instrumento para organizar as lutas: o partido revolucionário.

Libertemos Lênin do oportunismo e deixemos que ele seja mais uma vez o líder das massas trabalhadoras da cidade e do campo.