Tirem a bota imperialista da Venezuela e da América Latina - Declaração Conjunta dos Partidos Comunistas e Operários
Convocamos as forças revolucionárias, operárias e populares de todo o mundo a mobilizar-se e expressar sua solidariedade ativa com a Venezuela face a essa nova escalada militar do imperialismo estadunidense.
Declaração Conjunta dos Partidos Comunistas e Operários
Nós, Partidos Comunistas e Operários abaixo assinados, condenamos energicamente os bombardeios criminosos realizados pelos Estados Unidos contra a cidade de Caracas e outras localidades da Venezuela durante a madrugada do dia 3 de janeiro. Essa agressão militar imperialista constitui uma grave violação da soberania de um país independente e afronta os interesses do povo venezuelano e dos demais povos da região.
A operação incluiu a detenção violenta e ilegal, o transporte e encarceramento nos Estados Unidos de Nicolás Maduro e Cilia Flores, uma ação condenável e inadmissível que viola todos os princípios do direito internacional, anulando-o na prática. Exigimos, portanto, sua liberdade imediata.
Este ataque não é um fato isolado, mas o ápice de anos de sanções, ameaças, bloqueios e ações de desestabilização cujo verdadeiro objetivo nunca foi a defesa dos direitos humanos, nem uma suposta luta contra o narcotráfico e nem a “democracia”, que são utilizados como pretextos, mas a imposição direta dos interesses geopolíticos e econômicos do imperialismo estadunidense sobre a Venezuela e a região, no contexto da disputa das potências capitalistas pelo controle de recursos energéticos, matérias primas estratégicas, rotas comerciais e mercados.
De forma cínica e desavergonhada, Donald Trump declarou que os Estados Unidos “governará” a Venezuela até completar uma suposta “transição”, tornando claro o caráter imperialista de seu projeto e reafirmando os verdadeiros motivos dessa agressão: o controle do petróleo e dos recursos naturais venezuelanos e a imposição de seu plano de controle econômico, político e militar de todo o continente. Rejeitamos categoricamente esse plano de dominação e essa falsa democracia imposta através da força das armas.
Alertamos que a Venezuela está sendo usada como exemplo e que é preciso apresentar uma resposta contundente à agressão imperialista realizada de forma tão cruel e brutal contra o povo da Venezuela e todos os povos da América Latina e do Caribe.
Exigimos o fim imediato da agressão militar contra a Venezuela, a retirada das tropas estadunidenses do Caribe e o respeito irrestrito à soberania, autodeterminação e integridade territorial do povo venezuelano.
Convocamos as forças revolucionárias, operárias e populares de todo o mundo a mobilizar-se e expressar sua solidariedade ativa com a Venezuela face a essa nova escalada militar do imperialismo estadunidense.
Condenamos as ameaças diretas contra Cuba expressadas pelo secretário de Estado estadunidense, Marco Rubio, e expressamos nossa solidariedade com o povo e o Partido Comunista de Cuba.
Unidade dos povos contra a barbárie imperialista
Proletários de todos os países, uni-vos!
Partidos SolidNet
- PADS, Argélia
- Partido do Trabalho da Áustria
- Partido Comunista de Bangladesh
- Partido Comunista Brasileiro
- Partido Comunista da Grã-Bretanha
- Novo Partido Comunista da Grã-Bretanha
- Partido Comunista do Canadá
- Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia
- Partido Comunista da Boêmia e Morávia
- Partido Comunista da Dinamarca
- Partido Comunista do Equador
- Partido Comunista de El Salvador
- Partido Comunista da Grécia
- Partido Comunista Iraquiano
- Partido Comunista do Curdistão-Iraque
- Partido Comunista da Irlanda
- Partido dos Trabalhadores da Irlanda
- Movimento Socialista do Cazaquistão
- Partido Comunista Libanês
- Partido Comunista do México
- Novo Partido Comunista dos Países Baixos
- Partido Comunista da Noruega
- Partido Comunista Paraguaio
- Partido Comunista da Sérvia
- Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
- Partido Comunista Sudanês
- Partido Comunista da Suécia
- Partido Comunista Suíço
- Partido Comunista Sírio
- Partido Comunista dos EUA
- Partido Comunista da Venezuela
Outros Partidos
- Partido Comunista Argentino
- Novo Partido Comunista da Austrália
- Partido Comunista Brasileiro Revolucionário
- Movimento Patriótico Manuel Rodríguez, Chile
- Comissão Nacional pela Reorganização do Partido Comunista do Equador
- Partido Comunista (Alemanha)
- Fronte Comunista (Itália)
- Plataforma dos Trabalhadores Comunistas dos EUA
A Declaração Conjunta está aberta para novas assinaturas