'Somos nossa estética, nossos símbolos e nossos caminhos' (Alvin)

Nós somos o PCB e estamos lutando por um partidão que não se entrega em cargismos e academicismos. Ao mesmo tempo, precisamos mudar para fazer a contraposição ao que não somos do antigo PCB, para sermos revolucionáries de fato.

'Somos nossa estética, nossos símbolos e nossos caminhos' (Alvin)
"Uma flecha em referência aos povos indígenas, uma espada de São Jorge, trazida da África, representando o povo negro brasileiro e uma enchada pensando no povo trabalhador."

Por Alvin para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.

Camaradas, venho aqui para tentar fazer uma pequena contribuição a discussão que estamos iniciando sobre estética, símbolos e nomes para o nosso partido. Gostaria de pontuar que não tenho um posicionamento definido, será que devemos manter o PCB, a foice e o martelo para reforçar que reivindicamos uma reconstrução? nós somos o PCB e estamos lutando por um partidão que não se entrega em cargismos e academicismos. Ao mesmo tempo, precisamos mudar para fazer a contraposição ao que não somos do antigo PCB, para sermos revolucionáries de fato.

Sinto que esse debate é fundamental para os próximos passos, não iremos conseguir reconstruir nada se não soubermos o que realmente deve ser reconstruído. Gostaria que mais camaradas escrevessem tribunas sobre esse assunto, principalmente es camaradas das direções provisórias, sinto falta de saber de forma mais direta o que pensam es camaradas que estão tomando frente nessa etapa da reconstrução.

Dito isso, gostaria de trazer um ponto específico que já até foi comentado em tribunas anteriores, mas não foi aprofundado. Foi sugerido para tomar a bandeira popularizada por don L, com uma flerta, um facão e um martelo. Porém, esse símbolo descrito foi o que Don L usou de inspiração para criar o seu. Agora, gostaria de dar um foco e me ater ao símbolo pensado pelo próprio rapper, e ao motivo por trás de sua criação.

Neste vídeo "shorts" ele explica rapidamente sua criação:
https://youtu.be/b-p_DbudC_c?si=yODLIUqIJ6c5rOIa

Peço que assistam, mas para a discussão trago que adotemos ao símbolo e estética sugeridos pelo MC. Ele pensa num Brasil pós revolucionário, simbolizando o Poder Popular. Uma flecha em referência aos povos indígenas, uma espada de São Jorge, trazida da África, representando o povo negro brasileiro e uma enchada pensando no povo trabalhador. Mas dou a atenção em sua fala para pensarmos na "construção de um Brasil onde o poder popular seja exercido pelos seus protagonistas, pelo seu povo".

Já que estamos abertos a sugestões, trago aqui a proposta de Don L para o nome do partido, que estava na nossa frente esse tempo todo, "Poder Popular".