'Sobre a necessidade da camaradagem como construção de um sentimento coletivo' (Contribuição anônima)
Espero que, nessa tribuna, possamos começar a construir esse sentimento coletivo, pois se sentir sozinho em um Partido pautado na existência coletiva, é triste e desanimador.
Contribuição anônima para a Tribuna de Debates Preparatória para o XVII Congresso Extraordinário.
Camaradas, se faz necessário a construção de um ambiente realmente coletivo. Desde que entrei no Partido a poucos meses já percebi que falta-nos uma construção de ambiente coletivo, e sem isso não conseguiremos avançar.
Quando falo sobre ambiente coletivo uso como exemplo um camarada que passou necessidade material e o Partido não pode ajudar, nos falta um sistema concreto de camaradagem que incentive a ajuda material ou até empregá-lo temporariamente (presencialmente ou de maneira remota). Falo sobre a falta de integração entre células que ficam a 1, 2, 3 cidades de distâncias e nunca se viram na vida, nem tocaram tarefas juntos.
Para tal é necessário combater o federalismo e o municipalismo vigente no Partido e a construção de redes de trocas e apoio em tarefas. Além disso, um programa de finanças em que se contribua não só com cotização, mas participando de eventos municipais (pelos coletivos) com a venda de itens variados, com repasses para células que efetivamente precisem de mais recursos.
Espero que, nessa tribuna, possamos começar a construir esse sentimento coletivo, pois se sentir sozinho em um Partido pautado na existência coletiva, é triste, e desanimador.