Saudação do Partido Comunista Revolucionário da França ao XVII Congresso do PCB-RR
O Partido Comunista Revolucionário da França (PCRF) parabeniza o Partido Comunista Brasileiro Reconstrução Revolucionária (PCB-RR) pelo seu congresso.
Caros camaradas,
O Partido Comunista Revolucionário da França (PCRF) parabeniza o Partido Comunista Brasileiro Reconstrução Revolucionária (PCB-RR) pelo seu congresso.
A situação atual mostra que o capitalismo-imperialismo já não é capaz de satisfazer as necessidades da humanidade. A crise econômica cada vez mais aguda já o tinha demonstrado. Isto é reforçado pelas consequências de longo prazo da crise sanitária da COVID, causada pelo modo de produção capitalista que destrói o ambiente e os ecossistemas na sua corrida pelos lucros, incapaz de lidar com os vírus, na medida em que destrói o sistema médico de muitos países.
Os ataques contra o proletariado estão aumentando em escala global, e a fascistização inerente ao imperialismo, ao capitalismo monopolista, é um processo que se manifesta em diferentes Estados, especialmente aqueles do centro imperialista, mas não só, como mostra a manifestação política de Bolsonaro no caso do Brasil.
Como camaradas de um desses centros imperialistas, uma das nossas tarefas fundamentais é assegurar nossa solidariedade internacionalista para com os trabalhadores, os camponeses e a juventude que lutam simultaneamente em outros países burgueses em escala mundial, como no Brasil.
No dia 9 de junho serão organizadas as eleições para os novos representantes políticos franceses na União Europeia, uma das mais avançadas alianças de Estados capitalistas na conjuntura contemporânea do imperialismo. Abordar este ponto serve para lembrar da estreita ligação entre esta aliança econômica e política e o MERCOSUL, outra aliança capitalista de Estados burgueses, como o brasileiro. O famoso tratado entre essas duas alianças, nunca assinado até hoje, é um grande exemplo das contradições inter-imperialistas mesmo no interior dessas alianças: o Estado burguês francês quer proteger os seus próprios interesses, especialmente quanto à agricultura, fazendo pressão contra a maioria dos Estados europeus que querem assiná-lo. A estreita ligação, nessas contradições inter-imperialistas, entre as classes exploradas em todo o mundo, como o campesinato do Brasil e o da França, neste caso, reafirma, para partidos comunistas como o PCRF e o PCB-RR, a tarefa fundamental de reforçar o vínculo político entre os povos explorados em todo o mundo.
Neste sentido, gostaríamos de insistir no caráter anti-imperialista dessas saudações, pela luta internacional contra o sistema imperialista, pelo reforço de uma linha revolucionária contra o domínio do oportunismo e das forças social-democratas no mundo, um reforço que temos a honra de realizar com o PCB-RR para o Brasil.
Além disso, o PCB-RR teve que manter, mês a mês, uma dura luta nas condições internacionais mais difíceis; condições que se tornam mais difíceis por causa das contradições internas do Movimento Comunista Internacional sobre a natureza do imperialismo, revelando atitudes abertamente oportunistas, que finalmente culminou em uma cisão no PCB histórico em nome da manutenção de uma posição anti-imperialista autêntica.
O oportunismo tem sua própria fonte material na força social-democrata e raízes na aristocracia operária, tem uma de suas manifestações políticas mais importantes no Brasil, assumido na face do novo governo Lula.
A social-democracia e o oportunismo são universalmente, nas palavras, mas não de fato, soluções “de esquerda” do Estado burguês - mas, claro, tendo as suas origens nas condições particulares e específicas de cada país. O trabalho ideológico do PCB-RR sobre esta questão e a sua oposição aberta à social-democracia é uma das tarefas fundamentais de cada partido comunista nas suas próprias condições nacionais. Neste sentido, ao mesmo tempo que ajuda a fortalecer a linha revolucionária, ajuda também outros partidos comunistas a nível internacional, como o PCRF para a França, a compreender mais profundamente o oportunismo de forma ampla e as suas diferentes faces. Os diferentes trabalhos e análises do PCB-RR, como o “Manifesto em defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB”, ou “Construir a oposição de esquerda: tarefas imediatas das forças anticapitalistas”, são de primordial importância neste sentido. O PCRF deseja o melhor para o PCB-RR neste congresso pela manutenção da linha revolucionária e dos confrontos claros sobre todos os planos contra o oportunismo.
O fortalecimento das contradições da social-democracia, da guerra e das alianças internacionais denotam que o mundo está chegando a um estado de redistribuição das esferas de influência dos grandes centros imperialistas. É necessário um movimento operário forte, reforçado pela solidariedade daqueles que estão acostumados a viver apenas do próprio trabalho, e neste movimento, a solidariedade entre os trabalhadores franceses e os brasileiros é uma necessidade para organizar a luta internacional contra União Europeia a partir do seu exterior, denunciando os seus crimes em todo o mundo, bem como o do nosso primeiro inimigo como comunista francês: o Estado burguês francês, a sua burguesia e os seus interesses particulares. O reforço do movimento operário é um trabalho longo e difícil, que temos a honra de fazer com o PCB-RR, especialmente pela importância do estreito vínculo econômico entre os nossos países. O interesse dos monopólios franceses como o Casino, o Carrefour ou a L'Oréal é o mais importante para as nossas próprias burguesias, e a luta dos trabalhadores brasileiros contra eles no Brasil expressa o mesmo conteúdo que a luta dos trabalhadores franceses contra eles na França, com diferentes formas nacionais.
Nestas condições, é ainda mais importante permanecer fiel aos princípios do socialismo-comunismo e à teoria marxista-Leninista, a principal arma dos comunistas. E é essencial reforçar a solidariedade e a cooperação internacionais para trabalhar pelo internacionalismo proletário, para denunciar os social-democratas e os oportunistas que tentam mascarar a natureza imperialista do capitalismo francês dentro do nosso país, de mãos dadas com os comunistas que vivem em outros graus da pirâmide imperialista, como o PCB-RR, que denunciam dia a dia os oportunistas que não quiseram sustentar o trabalho de reforço e fortalecimento de um partido leninista, de um partido operário revolucionário em seu próprio país.
O PCRF reitera a sua solidariedade ao PCB-RR nas difíceis condições que lhes impõem as lutas de classes. Desejamos sucesso ao PCB-RR no seu trabalho congressual, no fortalecimento da organização e no seu trabalho entre os trabalhadores, na direção do socialismo-comunismo, em sintonia com as ideias marxistas-leninistas.
Saudações fraternas,
Partido Comunista Revolucionário da França. (PCRF).