Saudação do KKE ao XVII Congresso do PCB-RR
Sabemos que o nosso tempo é um tempo de transição do capitalismo para o socialismo-comunismo, que o povo pode partir para o contra-ataque, que a classe trabalhadora é capaz de derrubar os exploradores e construir a nova sociedade com o seu próprio poder.
Caros camaradas,
Em nome do KKE saudamos cordialmente os delegados do seu congresso.
Nosso Partido tem acompanhado com grande interesse os acontecimentos sociais e políticos em seu país, expressando sua solidariedade com a classe trabalhadora e o povo do Brasil e suas lutas contra as políticas antipopulares dos governos social-democratas e liberais. A experiência da Grécia, do Brasil e de dezenas de outros países demonstra que o caminho do desenvolvimento capitalista, seja na sua forma neoliberal ou social-democrata, desmente as expectativas de que poderiam promover políticas a favor do povo e que as necessidades populares poderiam ser satisfeitas na estrutura da gestão capitalista. Acontece que a política da social-democracia, como a do PT no Brasil e a do SYRIZA na Grécia, está centrada no desenvolvimento baseado nas necessidades do capital para aumentar a sua rentabilidade, o que as leva a ataques frontais à classe trabalhadora, à abolição dos direitos trabalhistas e sociais fundamentais que foram conquistados através da luta das massas trabalhadoras, da luta de classes.
Ao mesmo tempo, seu congresso está sendo realizado em condições especialmente complexas. A escalada das tensões inter-imperialistas entre as potências capitalistas e as suas alianças levou ao massacre imperialista na Ucrânia. O bloco EUA/OTAN/UE está em conflito com a Rússia e os seus aliados pelo controle dos meios de produção e das matérias-primas, da energia e das rotas de transporte de mercadorias e de territórios importantes. O KKE rejeita os pretextos de ambos os lados imperialistas e desempenha um papel de liderança nas lutas pela retirada do nosso país dos planos perigosos dos EUA/OTAN/UE e das alianças imperialistas como um todo, pelo fechamento de todas as bases militares dos EUA/OTAN. Da mesma forma, o KKE está na vanguarda da condenação do genocídio do povo palestino perpetrado pelo Estado assassino de Israel e apoia as lutas para que o povo palestino tenha o seu próprio Estado nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como capital.
A conclusão é que o capitalismo na sua fase imperialista não tem nada a oferecer ao povo, exceto exploração, pobreza, guerras e miséria. Hoje a necessidade da socialização dos meios de produção, distribuição, serviços, do planejamento científico centralizado e do socialismo torna-se mais evidente. A experiência da construção do socialismo no século XX, apesar dos problemas ao longo do caminho, demonstra a superioridade do socialismo para o povo.
Caros camaradas,
Nestas condições, os desafios para os comunistas são grandes. Contudo, o Movimento Comunista Internacional permanece fragmentado em termos organizacionais e ideológicos. As dificuldades continuarão, em condições de escalada de ataques do capital e de intensificação dos antagonismos imperialistas. Estamos conscientes de que o processo de reconstrução revolucionária do movimento internacional será tortuoso e vulnerável a retrocessos. Mas, acima de tudo, pode e deve basear-se na conquista da capacidade dos Partidos Comunistas de se fortalecerem ideológica, política e organizativamente no seu país, de desenvolverem organizações fortes e forjarem laços amplos com a classe trabalhadora, para desempenharem um papel de liderança em seu movimento.
A combinação da teoria revolucionária e da ação revolucionária pode contribuir decisivamente para superar as posições errôneas que dominaram o Movimento Comunista Internacional ao longo do tempo e que ainda hoje se reproduzem sob diversas formas.
Este é um caminho trabalhoso, mas também o único promissor. Sabemos que o nosso tempo é um tempo de transição do capitalismo para o socialismo-comunismo, que o povo pode partir para o contra-ataque, que a classe trabalhadora é capaz de derrubar os exploradores e construir a nova sociedade com o seu próprio poder.
Com esses pensamentos, desejamos sucesso nos trabalhos de seu Congresso.
Departamento de Relações Internacionais do CC do KKE