Saudação do Alavanca ao XVII Congresso do PCB-RR
Desejamos o maior sucesso ao congresso do PCB-RR no seu processo de reconstrução revolucionária do Partido Comunista Brasileiro e ao trabalho dos camaradas depois do congresso na implementação das suas teses.
Queremos saudar os camaradas do Partido Comunista Brasileiro - Reconstrução Revolucionária (PCB-RR) pelo seu Congresso e lembrar que temos acompanhado com atenção as vossas posições e as vemos como um conjunto de passos muito positivos pela ruptura com a fracção academicista do PCB e o seu revisionismo. Medimos aqui as nossas palavras de elogio ao PCB-RR, porque achamos que os camaradas compreenderão que não é tempo de euforia para o PCB-RR porque há muito trabalho a fazer.
Há um elogio muito importante que temos a fazer ao PCB-RR, que não é possível desvalorizar de maneira nenhuma, que é o seguinte: estando em causa na viragem à direita do PCB o próprio abandono do marxismo-leninismo (com hífen) e do centralismo democrático, assim como o rompimento com o pólo leninista do movimento comunista internacional (onde se destacam o KKE na Europa e o Partido Comunista do México na América Latina), a formação do PCB-RR é uma vitória decisiva e existencial do movimento comunista revolucionário no Brasil. Infelizmente em Portugal, ao contrário do que fez o PCB em 1992 e está a fazer o PCB-RR agora, não fomos a tempo de salvaguardar a existência continuada de um Partido Comunista em Portugal - nem no caso do PCP, nem no caso do PCP(R). É importante a experiência do PCB-RR também pelo facto de não ter que começar tudo do zero.
Nós Alavanca devemos dizer que vemos positivamente os documentos nacionais (manifesto, resoluções da conferência nacional e congresso) do PCB-RR publicados até agora. Salientamos o nosso apoio aos camaradas do PCB-RR pela sua crítica revolucionária à social-democracia e ao revisionismo na política nacional no Brasil e crítica aos blocos imperialistas incluindo Estados Unidos, União Europeia, Rússia e China. É especialmente importante a crítica do PCB-RR aos BRICS e à tese do "mundo multipolar" pelo que isto envolve directamente a burguesia brasileira e os partidos burgueses e governo do Brasil.
Lamentamos não ter participado na vossa tribuna do congresso que vemos muito positivamente ter estado aberta a organizações comunistas e operárias fora do PCB-RR. Um dos grandes elogios que temos a fazer ao PCB-RR é precisamente o método desta tribuna do congresso como organização da polémica em público, um método leninista. Esta polémica pública também nos recorda o método positivo da KO (Organização Comunista, da Alemanha) chamado de "processo de clarificação". Sabemos que esta polémica pública tem os seus perigos e limitações mas estamos satisfeitos porque a direcção do PCB-RR mostrou estar ciente disso e capacidade de agir quando o debate descambou para apelos ao boicote ao congresso. As questões da disciplina revolucionária e centralismo democrático foram tidas em conta. Estamos confiantes que o PCB-RR se encaminha para adoptar um programa revolucionário e assim possa evitar, o que aconteceu na KO, que o seu debate aberto seja pretexto para romper com a sua estratégia revolucionária.
Desejamos o maior sucesso ao congresso do PCB-RR no seu processo de reconstrução revolucionária do Partido Comunista Brasileiro e ao trabalho dos camaradas depois do congresso na implementação das suas teses. Desejamos desenvolver uma cooperação regular com o PCB-RR no âmbito do fortalecimento do pólo leninista, o campo revolucionário, do movimento comunista internacional e de forma a fortalecer a cooperação entre comunistas e trabalhadores de Portugal e do Brasil, que é especialmente importante devido à grande importância da comunidade imigrante brasileira em Portugal e da comunidade imigrante portuguesa no Brasil. Saudamos o carácter internacionalista e revolucionário do PCB-RR. O sucesso do PCB-RR significa um grande sucesso para os comunistas de todo o mundo.