Saudação da Associação de Estudos Marxistas-Leninistas ao XVII Congresso do PCB-RR

É com grande alegria e um profundo sentimento internacionalista e fraterno que a Assembleia Geral da Iskra-Associação de Estudos Marxistas-Leninistas, de Portugal, reunida em Lisboa no dia 25 de maio de 2024, saúda o XVII Congresso Extraordinário do PCB-RR.

Saudação da Associação de Estudos Marxistas-Leninistas ao XVII Congresso do PCB-RR

Queridos camaradas,

É com grande alegria e um profundo sentimento internacionalista e fraterno que a Assembleia Geral da Iskra-Associação de Estudos Marxistas-Leninistas, de Portugal, reunida em Lisboa no dia 25 de maio de 2024, saúda o XVII Congresso Extraordinário do PCB-RR.

Fruto da agudização das contradições capitalistas, o mundo encontra-se numa situação muito perigosa para todos os povos da Terra e para toda a humanidade. As condições da existência do ser humano em todo o planeta estão a ser postas em causa fruto da insanidade do imperialismo que só vê o lucro capitalista e despreza toda a humanidade que o sustenta com o suor e o sangue do seu trabalho, com as suas próprias vidas quando, nas guerras imperialistas, são obrigados a defender os interesses que não são os seus.

Desde a queda do sistema socialista que o movimento comunista internacional atravessa uma profunda crise. Saudamos os esforços do núcleo revolucionário comunista que se organiza em torno da Revista Comunista Internacional e da Iniciativa Comunista Europeia. Tal como os camaradas do PCB-RR, a Iskra, Associação de Estudos Marxistas-Leninistas em Portugal, filia-se nesse campo e participa nesses esforços, divulgando o marxismo-leninismo e as análises político-ideológicas do nosso tempo com base no socialismo científico, que são aquelas que partidos os irmãos vêm elaborando e as resultantes das nossas reflexões. Essas análises publicadas constituem uma ajuda preciosa àqueles que, nos seus países, lutam pela revolução socialista e se batem contra o oportunismo.

Em Portugal, a classe operária e todos os trabalhadores e camadas laboriosas vêm sendo vítimas das políticas impostas pelas potências da União Europeia, do seu Banco Central e do FMI. Desde o início da contrarrevolução de 25 de novembro de 1975, a sua situação nunca sofreu qualquer recuperação, ao contrário, vem num contínuo plano descendente. O governo burguês de turno, neste momento, formado na base de uma aliança política de direita, prossegue as políticas do anterior governo do PS e a extrema-direita conseguiu um resultado eleitoral de mais de 1,1 milhões de votos, num quadro de cerca de 10 milhões e 800 mil eleitores (18%). Os comunistas sofreram perdas consideráveis

A classe operária e os trabalhadores portugueses podem dizer que já experimentaram a governação de todos os partidos e de todas as combinações partidárias possíveis sem que os seus interesses tenham sido satisfeitos e disso podem retirar a conclusão de que a “democracia” burguesa está esgotada.

No nosso país, as condições da formação da consciência de classe e da consciência política das massas trabalhadores são muito precárias. Em termos político-ideológicos prevalece o oportunismo nas suas fileiras. Com a noção de que é apenas um grão de areia neste panorama, a Iskra esforça-se por mostrar à classe operária e aos trabalhadores portugueses que o socialismo, fase imatura do comunismo, é o futuro imediato pelo qual têm de lutar. Trabalhamos para que esse grão de areia possa um dia vir a constituir um vasto areal.

É por isso que nos congratulamos profundamente pela realização desse XVII Congresso do PCBRR, Congresso da reconstrução revolucionária do PCB e desejamos ardentemente que os seus resultados sejam os que os camaradas desejam e possam dar frutos na consciência e na organização das massas trabalhadoras brasileiras para a luta da sua classe contra o capitalismo, pelo socialismo, e no combate ao oportunismo que é uma tarefa permanente de todos os comunistas durante um larguíssimo período histórico.

Temos a grande honra de contar entre os nossos associados o camarada Ivan Pinheiro, que tem também nacionalidade portuguesa. As iniciativas e debates que temos feito juntos, para nós, têm sido um contributo muito importante. Aproveitamos para lhe desejar muita saúde e a continuação da sua vida de luta por muitos anos na medida das suas forças.

O futuro do Brasil e de Portugal será socialista e depois comunista. Se os comunistas são todos irmãos de luta, os comunistas brasileiros e portugueses são irmãos muito chegados.

Viva o Congresso Extraordinário da Reconstrução Revolucionária do PCB!
Viva o Marxismo-Leninismo e o Internacionalismo Proletário!
Viva o Socialismo! Viva o Comunismo!

Lisboa, 25 de maio de 2024

A ASSEMBLEIA GERAL DA ISKRA - ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS MARXISTAS