'Redes sociais e comunicação de massas' (Tabaco)

Sendo assim, se abre uma lacuna para a possibilidade da produção de memes poder cumprir um papel fundamental na comunicação de massas. Ou seja, infiro aqui, de maneira ousada talvez, que no século XXI pode surgir um novo agitador!

'Redes sociais e comunicação de massas' (Tabaco)

Por Tabaco para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.

Essa tribuna foi escrita e enviada por mim na ocasião do XVI Congresso do PCB em 2020. Os dados são antigos, mas é uma reflexão que considero que pode ser útil para organização dos nossos trabalhos de agitação nos próximos anos, então estou reenviando com algumas pequenas alterações.

“20. Nossa tarefa mais importante antes do levante revolucionário declarado é a propaganda e a agitação revolucionária. Esta atividade e sua organização é conduzida freqüentemente ainda da antiga maneira formalista. Em manifestações ocasionais, reuniões de massas e sem cuidado com o conteúdo revolucionário concreto dos discursos e panfletos.”

A Estrutura, os Métodos e a Ação dos Partidos Comunistas, III Internacional, 1921.

Essa  contribuição tem como objetivo incentivar os debates e reflexões acerca do possível uso de uma das ferramentas que podem ser utilizadas em redes sociais: o humor como forma de conscientização. Utilizei dados de uma pesquisa que fiz no início de 2019, me baseando nas próprias páginas que tenho acesso. Agora em 2020 os números estão diferentes, a maioria deles (quanto a alcance, curtidas e acessos) cresceu consideravelmente.

A ARTE E A CULTURA DOS MEMES

Estilos de época como o barroco e o romantismo, por exemplo, são estudados e nomeados pela literatura, que busca compreender os pensamentos e o período histórico de cada estilo em seu contexto temporal. Hoje se populariza, principalmente entre a juventude, um novo estilo de arte que tem preenchido o papel de dar vazão aos sentimentos, que são os memes. 

Ocorre que os memes tem por característica principal o seu caráter de ironia e alta capacidade de transformação. Além de se diversificar bastante em diferentes nichos sociais. Mas o que busco trazer aqui é que essa cultura se massificou muito nas últimas décadas.

USO DE REDES SOCIAIS PARA AGITAÇÃO COMUNISTA

Nossos camaradas já entendem o que é o princípio leninista de agitação e propaganda. Repetimos com grande frequência a importância dos dois termos que são atividades fundamentais para o triunfo da causa revolucionária. 

Segundo o IBGE, 94,2% dos brasileiros utilizaram a internet para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos(como redes sociais)[1].

Dentre esses milhões de brasileiros, é importante reparar também no uso do Facebook entre a população, que segundo a Folha De S.Paulo chegou a 111 milhões de usuários ativos em novembro de 2016 no Brasil[2]. Muito do que se difunde no Facebook, como vídeos e imagens, se espalha por outros meios de comunicação, como WhatsApp e Youtube. Infelizmente, não consegui ainda recolher dados concretos e confiáveis quanto a essa integração entre as redes, apesar de ser inegável, por exemplo, a relevância que páginas como Corrupção Brasileira Memes e South América Memes (hoje ambas derrubadas no Facebook) tiveram para a manutenção do status quo com conteúdo de ALTÍSSIMA inserção entre jovens da classe trabalhadora, chegando na casa dos milhões em acessos semanais.

Diante disso, é interessante resgatar o que o camarada Lênin dizia em "Que fazer?", em trecho que transcrevo parcialmente aqui:

"[…] as palavras de Plekhanov: ‘O propagandista inculca muitas ideias em uma única pessoa, ou em um pequeno número de pessoas; o agitador inculca apenas uma única ideia, ou um pequeno número de ideias, em troca, inculca-as em toda uma massa de pessoas’. […]

[Pensamos] (com Plekhanov e todos os dirigentes do movimento operário internacional) que um propagandista, ao tratar, por exemplo, do problema do desemprego, deve explicar a natureza capitalista das crises, mostrar o que as torna inevitáveis na sociedade moderna, mostrar a necessidade da transformação dessa sociedade em sociedade socialista etc. Em uma palavra, deve fornecer “muitas ideias”, um número tão grande de ideias que, de imediato, todas essas ideias tomadas em conjunto apenas poderão ser assimiladas por um número (relativamente) restrito de pessoas.

Tratando da mesma questão, o agitador tomará o fato mais conhecido de seus ouvintes, e o mais palpitante, por exemplo uma família de desempregados morta de fome, a indigência crescente etc., e apoiando-se sobre esse fato conhecido de todos, fará todo o esforço para dar à massa “uma única ideia”: a [ideia] da contradição absurda entre o aumento da riqueza e o aumento da miséria; esforçar-se-á para suscitar o descontentamento, a indignação da massa contra essa injustiça gritante, deixando ao propagandista o cuidado de dar uma explicação completa dessa contradição."

Lênin diferencia agitação e propaganda em critérios que considera essenciais e acessórios, como a densidade do grupo que captou a mensagem e a forma de comunicação(oral ou escrita), respectivamente. Tratando da maneira mais breve possível, é fundamental compreender que entre 1901 a 1902(quando Lênin escrevia sobre agitação e propaganda) e o século XXI, houveram centenas de mudanças na maneira como as informações são produzidas e difundidas. Se antes a prensa era decisiva para a distribuição de informações, hoje também entram em jogo as mídias digitais, que pretendo abordar neste escrito.

Em um comparativo esdrújulo, no período de uma hora uma página de memes no Facebook(dependendo do alcance que tem) pode ter alcance análogo ao que teria uma organização pequena em um dia inteiro de panfletagem coordenada e organizada. Um meme é tipicamente uma imagem, vídeo ou texto de fácil compreensão e capacidade de transmitir mensagens simples em forma de paródia. Assim como o panfleto, quem o recebe pode ou não perceber e assimilar a mensagem enviada, pode gostar ou não, descartar (descer a timeline) antes de ler etc. Sendo assim, se abre uma lacuna para a possibilidade da produção de memes poder cumprir um papel fundamental na comunicação de massas. Ou seja, infiro aqui, de maneira ousada talvez, que no século XXI pode surgir um novo agitador! Esse mais anônimo do que os nossos camaradas que comumente se destacam na agitação revolucionária, mas também com um poder de fogo monstruosamente elevado.

No momento, temos administração e total controle/hegemonia da seguinte página(das mais relevantes):

Comenismo merdapostagem para jovens que estão MUITO cansados - https://www.facebook.com/comenismo/ - 60.937 curtidas (5/3/2020) - ~1.5M alcance(17/03/2019 a 13/04/2019) e ~455k envolvimento(17/03/2019 a 13/04/2019).

E acesso para postagem "livre"(sem ser necessário que algum administrador aprove uma publicação antes dela sair) nas seguintes páginas:

Sinistra Máquina de Memes- Hoje essa página não existe mais, porém os dados ainda são úteis - 66.299 curtidas (13/04/2019) - ~2.5M alcance(17/03/2019 a 13/04/2019) e ~1M envolvimento(17/03/2019 a 13/04/2019).

Esses são gráficos comparativos do alcance e curtidas líquidas das duas páginas no Facebook no período do dia 26 de Março, ao dia 08 de Abril de 2019. Notem que nos dias 27 e 04 houveram “picos” de alcance e de curtidas, que ocorrem com frequência razoável nas páginas quando um tema polêmico, conjuntural ou não, entra em pauta na rede. Esses picos são os mais relevantes no que tange a essa prática que abordo quanto a agitação, pois são quando mais conseguimos moldar a maneira como são tocados os debates sobre o assunto. É importante entender o detalhe de que todos os indivíduos alcançados pela comenismo foram bombardeados com posicionamentos políticos e paródias alinhados à linha política do Partido Comunista Brasileiro, e a Sinistra teve a nossa linha parcialmente inserida em postagens.

A nossa principal página, a comenismo, foi fundada no segundo semestre de 2018 pelo ex camarada V.M, da PUC de Campinas.

Depois de criada, começamos a otimizar o nosso alcance e fomos convidados para fazer parte de uma iniciativa que chamamos de "Iniciativa Sinistro", que nada mais é do que uma mega página com 36 administradores de todas as grandes e médias páginas “comunistas” do Facebook (salvo algumas que tivemos divergências ou não respondem contato). Essa iniciativa se desenvolveu e alguns desses administradores (arrisco dizer que são os que tem páginas mais relevantes e também os mais habilidosos), incluso dois dos administradores da comenismo, estão organizados em um grupo para fazer postagens coordenadas abordando temas específicos. Como exemplo, nesse período incluso nos gráficos fizemos uma campanha feroz contra o quadro liberal-progressista do PDT, Tábata Amaral (que culminou nos diversos apelidos associados a ela). Ajudamos também a abrir uma importante discussão sobre a iniciativa de Jorge Paulo Lemann, empresário que financiou a campanha de vários políticos de esquerda no Brasil. Além disso, é notada a relevância dos bombardeios de postagens coordenadas quanto ao famoso apelidado de “véio da Havan”, que foi popularizado pela iniciativa Sinistra.

Faziam parte, em 2019, da iniciativa Sinistro(ou Chatuba Máquina de Memes) as seguintes páginas:

  1. Comenismo merdapostagem para jovens que estão MUITO cansados
  2. Centralismo democrático é top d+
  3. gulag kawaii
  4. Animais fofinhos contra o capital
  5. A Campanha Soviética De Call Of Duty 2 Me Tornou Comunista
  6. Andrade e PT transformar Brasil numa vuvuzela ok
  7. Banqueiro nem é gente
  8. Cachorro de luva apontando pra verdades
  9. Canarinho Sinistro
  10. Capitalismo Empobrecente Parcialmente Automatizado
  11. Coisas ditas por reaças que seriam bacana se fossem verdade.
  12. Colunismo pasar fone ok?
  13. Comcal - Companhia Memerista Comunista Da América Latina 
  14. Comunismo de Luxo Totalmente Automatizado 
  15. Departamento Soviético de Produção de Memes
  16. Dicas diárias para uma vida saudável com propaganda comunista 
  17. Dicas do Estalinho 1.½
  18. Empreendedor nem é gente
  19. Eu queria ser brizolista mas o pós-modernismo me obriga a ser stalinista
  20. Expropriando coisas da sua infancia
  21. Forró de São Paulo
  22. Frases comunistas para empreendedores
  23. Gulag Canavieiro
  24. Gulag Pinhãozeiro
  25. Gulaguinho de criança
  26. Jovens reacionários defensores da liberdade combatendo o mal
  27. Mariofesto Marxista
  28. Martelacast
  29. Marxismo Memenismo
  30. Marxista Autista
  31. Nióbio Brasileiro Memes
  32. Memes comunistas violentamente expropriados da gringa e traduzidos
  33. Menes comunismo
  34. Menes de Esquerda
  35. Sinistra Máquina de Memes
  36. Otaku Comunista
  37. PCC - Partido Cachaceiro Comunista
  38. Palmirinha Bolchevique
  39. Partido Comemenista Brasileiro
  40. Partido Marxista dos Sem Namorada
  41. Pudi
  42. Robespierre guilhotinou foi pouco
  43. Sou Fã Dos Franceses Porque Qualquer Coisa Eles Vão Lá E Queimam Carros
  44. Superman Bolchevique
  45. Todo Dia Um Novista Falando Bosta
  46. Tapioca Geração 6
  47. Tudo o que eu não gosto é stalinismo
  48. Ursal- A Nova Ordem Mundial
  49. Youtuber nem é gente

Diante de todos esses dados, é interessante que os camaradas reflitam sobre a possibilidade de tomar essas atividades não mais como uma produção espontânea de humor em redes, mas como uma tarefa centralizada por quadros formados na linha política do nosso partido. 

É possível e necessário hegemonizar esses espaços nas redes sociais? Se sim, como o fazer de maneira organizada e centralizada? Se feito de maneira correta, poderá auxiliar no crescimento já agudo da nossa organização e na difusão da nossa linha revolucionária.


Referências

[1]https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20073-pnad-continua-tic-2016-94-2-das-pessoas-que-utilizaram-a-internet-o-fizeram-para-trocar-mensagens

[2]https://www1.folha.uol.com.br/tec/2018/07/facebook-chega-a-127-milhoes-de-usuarios-mensais-no-brasil.shtml