'Problemas de logística' (Lucas V. N.)
Se Lênin fez o partido de vanguarda nos moldes de uma unidade militar, então nós temos em mãos um grave problema logístico.
Por Lucas V. N. para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.
Camaradas, vejo que muito dos camaradas tentam encaixar várias teorias marxistas — leninistas e problemas de cunho tático/estratégico para conseguirmos ajustar os rumos do nosso núcleo de base e partido. Venho apresentar sugestões de cunho logístico-operacional que muitas vezes acabam sendo deixadas de lado não apenas por nossa célula, mas regionalmente e nacionalmente pelo PCB-CC (O PCB-RR não tive tempo suficiente para avaliar, mas creio que também tenhamos esse problema).
Para criar nosso diagnóstico operacional, irei me apossar das armas dos nossos inimigos burgueses, eles me treinaram para cuidar das suas fábricas, nada mais justo do que usar esse conhecimento para cuidar do nosso partido, não é mesmo?
Padronização
Temos um grave problema de falta de padronização dos nossos processos internos, cada célula tem seu modelo de planilha de recrutamento, táticas de finanças, merchandising entre outros. Nosso único modelo em comum é nosso modelo de postagem em redes sociais, e mesmo com esse modelo, vemos diferenças em nossas postagens, por que isso? Pelo erro mais gritante em nossa falta de padronização, o treinamento não padronizado, temos várias pessoas em nossa comissão de agitprop (para seguir com o exemplo das postagens), porém cada uma tem um nível de conhecimento, e de método para criar postagens no Canva/PS, e cada um usando seu próprio software de preferência.
Sugestões: 1- Verificar com os camaradas de outros núcleos que tem os melhores resultados de fluxo de caixa e ver qual tática de atividade de finanças está sendo tomada 2- Criar uma planilha por militante com a lista de suas habilidades enquanto militante (colar lambes/criar posts/fazer falas/puxar palavras de ordem etc.) atuais e quais precisam de treinamento 3- Usar o caixa da célula para pagar por softwares para toda a militância usar (Canva por exemplo) para assim todos terem acesso a um único software e todos poderem usarem de seus computadores. 4- Enviar para a coordenação regional, e depois nacional com nossa sugestão de planilha para padronização regional e posteriormente nacional de todas as células, para todos terem acesso a uma planilha de fácil manutenção, compartilhamento de informação entre instâncias e análise de dados interno.
Equipamentos/Suprimentos
Também temos uma carência material muito profunda, em toda reunião de núcleo sentimos falta de microfones, alto falantes, projetores. Precisamos alinhar nossas metas financeiras não apenas para nossa subsistência e transporte de militantes, mas também para não ocorrer o que aconteceu em nossa última reunião estadual, onde problemas técnicos fizeram com que pautas importantes fossem tocadas rapidamente e algumas nem fossem votadas. Sabemos muito bem a dificuldade que nosso camarada secretário de finanças tem para poder angariar apoio dos demais camaradas para tocar as atividades de finanças, porém temos que ressaltar a crucial importância do nosso fluxo de caixa se manter saudável para termos os suprimentos e equipamentos para combater nossos inimigos, seja de forma figurada, ou durante uma ocupação.
Sugestões: 1- Ter uma política nacional de finanças, com alguns camaradas especializados em design fazer as artes para bolsas/copos etc, e todos serem comprados em lote para reduzir os custos e ser distribuído para as células em todo o país 2- Cotização progressiva para os militantes de base, não tão agressiva quanto a cotização para membros do partido, e opcional para os com menos condições financeiras ou emprego fixo. 3- Maior apoio dos demais camaradas para as atividades já tocadas pelo secretariado de finanças da célula.
Dados
Camaradas, basicamente não mantemos um histórico dos nossos resultados a não ser por relatórias e balanços, precisamos de algo quantitativo e que seja possível fazer uma análise horizontal (temporal) desses dados.
Sugestões: 1- Precisamos efetuar um estudo com métricas dos erros passados do núcleo, verificar quantos orgânicos/aproximandos acabaram se afastando, qual o motivo deles, qual nossa taxa de “organificação”, ver se nossa receita aumentou ou diminuiu nos últimos anos, manter histórico dos votos para CA’s e DCE’s para podermos formular nossa estratégia, formulário de avaliação de formações e etc.
Formações
Eu iria pontuar em primeiro momento o problema com nossas formações e debates, porém e camarada Félix fez uma crítica muito contundente em seu texto “Desvios locais que percebo e sua relação com os métodos de formação — propostas ao meu núcleo!”. Então vou me ater apenas a indicar a leitura de seu texto.
Conclusão
Espero ter conseguido trazer uma contribuição nova e qualitativa para nosso debate, quaisquer sugestões ou correções, sintam-se livres para me contatar! Saudações fraternas e comunistas!