Por que nos chamamos Partido Comunista Brasileiro Revolucionário?
Somos Partido porque nos unimos para construir um instrumento para dirigir a luta em todo Brasil de forma unificada, disciplinada, flexível e democrática.
Artigo de opinião por Theo Dalla
Somos um Partido, porque tomamos lado na guerra de classes e queremos nos organizar pra vencer o inimigo comum de toda classe trabalhadora, a burguesia. É porque a História das mudanças sociais se deu por meio da luta política e econômica entre diferentes classes organizadas, e a forma de organização por Partido é a mais científica e foi a mais efetiva e vitoriosa quando na mão da classe trabalhadora. Então, somos Partido porque nos unimos para construir um instrumento para dirigir a luta em todo Brasil de forma unificada, disciplinada, flexível e democrática.
É Comunista, porque reivindicamos a ciência do proletariado e a historia de luta, vitórias e derrotas da classe trabalhadora, e por isso entendemos que é preciso superar o capitalismo e construir um modo de produção pela e para a classe trabalhadora. Porque, como marxistas-leninistas não nos iludimos com a fachada democrática do capitalismo, pois vemos por trás dela uma ditadura do poder econômico, do capital, do dinheiro, da classe capitalista. Porque entendemos que para a riqueza ser socializada e todos terem direito satisfazer suas necessidades e desejos humanos, é preciso derrotar a burguesia dominante, e o proletariado brasileiro, ao lado dos povos originários e massas populares, tomar o poder e assumir enquanto classe dominante.
É Brasileiro porque, como internacionalistas, ao mesmo tempo em que erguemos a bandeira da solidariedade mundial do proletariado, acreditamos também que a revolução no Brasil tem suas características próprias, carrega suas cores, símbolos, riquezas e particularidades. Porque a maior contribuição que a classe trabalhadora pode dar para o mundo é a revolução em seu próprio país e o apoio, a partir do seu território, a todos os outros povos em luta contra a dominação da burguesia no mundo. Porque carregamos e reivindicamos a história de luta da classe trabalhadora e dos povos oprimidos do Brasil, que ao longo de 500 anos lutam contra a dominação colonial e, atualmente, capitalista-imperialista em nosso país. Porque somos parte e continuação do legado do Movimento Comunista Brasileiro e, particularmente, do Partido que lhe organizou e representou por décadas, o Partido Comunista Brasileiro - fundado em 1922 -, cuja sigla hoje reside na mão de um grupo academicista anti-leninista, que violou as Resoluções e os princípios do Partido.
É Revolucionário, porque entendemos que nesta guerra não há conciliação com o inimigo e que a historia é movida por revoluções. Porque, apesar de 'comunista' e 'revolucionário' ser redundante, ao longo da história, surgiram muitos que sob o nome de 'comunista' venderam ilusões de conciliação com o inimigo e de reformas do sistema capitalista, a tal ponto que hoje se faz necessário demarcar que somos comunistas revolucionários. Porque entendemos que somente uma revolução pode mudar historia e a vida concreta da classe trabalhadora, pois o sistema capitalista não tem nada oferecer senão as correntes da escravidão do salário e do dinheiro. Porque a nossa época, o presente, é a Era das Revoluções Proletárias de todo mundo, e da ascensão da classe trabalhadora ao poder político.