'Origem do pentecostalismo, e como a religião influência política' (Matheus Henrique Mattos)

Quando está inebriado, quando não está sóbrio, considera-se o único bem. Ao detectar um mal atribui-o a sua ausência, pois sendo o único bem, é o único bem que pode gerar o bem

'Origem do pentecostalismo, e como a religião influência política' (Matheus Henrique Mattos)
"Sendo exatamente no nascimento do neopentecostalíssimos que começa a tele evangelização, havendo outras formas de adquirir oferta, ou seja através do telefone enquanto os fiéis podiam ver a pregação em casa em algum canal de televisão, isso foi o berço para a teologia da prosperidade que no Brasil também surgiu dessa forma, sendo exatamente essa teologia a responsável pela mudança de comportamento dos pastores na hora de pedir oferta, tendo um apelo ao dinheiro, e a recompensa, sendo essa teologia a responsável também pelo discurso meritocrático dentro das igrejas, pois o merecedor recebe, aquele que oferta pra Deus ganha."

Por Matheus Henrique Mattos para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.

O Pentecostalismo tem seu nascimento no Estados Unidos por Charles Parham. Parham em sua  origem era metodista, sendo ele o precursor do pentecostalismo moderno, e o primeiro a dizer que  para alguém ser batizado pelo espírito santo precisa apresentar o comportamento de falar línguas estranhas, tipo de performance chamado de Glossolalia, baseando essa sua crença no episódio em  que os discípulos com a ida de cristo são batizados pelo espírito santo e começam a falar línguas estranhas. Charles Parham presenciou um evento de xenoglossia onde membros de sua Escola  Bíblica começaram de forma espontânea falar outros idiomas, essa escola ficava em Topeka, uma  cidade do Kansas, varios de seus alunos falavam outros idiomas, sendo contado mais de 21 idiomas  falado nesse dia, segundo Parham nenhum dos alunos sabiam outro idioma. É bom lembrar que Charles era acusado de ter ligações com a Ku Kux Klan antes de se converter, e de praticar  ‘’sodomia’’ (forma dramática de falar de sexo anal), lembrando também que nessa época nos  Estados Unidos estavam ocorrendo a segregação racial, existindo igreja de negros e igreja de  brancos. Continuando a história do pentecostalismo temos um discípulo de Charles Parham, William J Seymour que ao se mudar para Houston tem aulas com ele, lá William frequentou fielmente as  aulas, mesmo que por conta da segregação racial impedissem ele de orar juntos com os outros  membros brancos. No ano de 1906 Seymour se muda para California, em Los Angeles começa fazer  suas pregações sobre o batismo com espírito santo, alugando um prédio na Rua Azuza, o prédio era  usado pela igreja Episcopal Metodista Africana, que depois de ser fechada estava sendo usada de  estabulo para animais. La ele começa realizar suas pregações, até que um dia acontece um episódio que marca a vida e a figura de William que é o avivamento na rua azuza, o episódio acontece quando  diversos fiéis começam apresentar o comportamento de Glossolalia, diferente do acontecimento  que Parham presencia com os seus fiéis, os fiés de William começam a falar línguas estranhas sem  ser outros idiomas. O alarde foi tanto que as pregações de William saíram no Jornal Times, falando  que estavam realizando cultos de uma ceita em um barraco caindo aos pedaços, sendo nesse dia o  evento que marca o pentecostalismo como um todo, que é o movimento da rua Azuza. Dizem que  Parham ao visitar o local que seu aluno estava pregando ficou angustiado pois havia união entre  pretos e brancos, recusando o tipo de pregação que seu aluno fazia, chegando a censurar William. Interessante comentar que esse episódio da rua Azuza e a questão dos negros pentecostalistas se  mostrarem resistente em sua fé em época de segregação racial, cria paralelos a revolta dos  camponeses que tem seu apoio por Thomas Muntzer teólogo que rompe com Lutero, pois Lutero  depois de romper com a igreja católica, mostra apoio a nobreza alemã. Sendo a figura do Thomas  Muntzer parecida com a de William Seymour e a de Lutero parecida com a de Charles Parham,  lembrando que Lutero também tem episódios racistas.

Depois de todo esse acontecimento na rua Azuza, que marca a história do pentecostalismo como  seu início, o movimento pentecostal começa a crescer, e com isso as pessoas que expressavam a fé  no dia do Pentecostes, o dia que os discípulos foram batizados espiritualmente, começam a se unir e  dessa união Charles Harrison Mason um pregador negro, junto com outros pregadores pentecostais,  fundam um concilio da igreja que tem seu nome de Assembleia de Deus, sendo essa igreja a  precursora do pentecostalismo no Brasil futuramente. Conforme o tempo foi passando o  pentecostalismo começou a se institucionalizar para dentro das igrejas, não só as Assembleias mas  igrejas que antes tinha uma origem teológica diferente da pentecostal começam a acreditar no  batismo com espirito santo, uma dessas igrejas é a Batista que antes tinha influência do calvinismo,  sendo em uma dessas igrejas que Gunnar Virgren é batizado pelo espirito santo, essa figura junto  com a figura de Daniel Berg, foi a que trouxeram o pentecostalismo para o Brasil, em uma das  viagens que ambos fazem para o Brasil abrem uma igreja no Pará em Belém, igreja essa que serve de  base para o início do pentecostalismo no Brasil. Sendo em 1930 que Daniel Berg se muda pra São Paulo e em uma das viagens pelas cidades chega em Jundiai e abre uma igreja, que é conhecida até  hoje como extensão do ministério de Belém. Passando o tempo da fundação da Assembleia de Deus  em Jundiai para atualidade, começamos ver que com crescimento da igreja em Jundiai, eles chegam na marca de 60 congregações abertas no município, sendo talvez a igreja que mais possui  congregações em Jundiai, logo a igreja que mais influência políticas no município, elegendo figuras  políticas deis de 2005, conseguindo nos dias de hoje ano de 2023 ter dois vereadores que  influenciam sua política na câmara municipal. Essas figuras apresentam diversos problemas pois não  estão ligados ao cristianismo revolucionário de Thomas Muntzer e William J. Seymour que tinham  como noção as classes e o combate ao preconceito, ou seja, estão bem longe do Cristianismo  Primitivo que tinha um caráter muito mais revolucionário que o cristianismo fundamentalista que  apresentam nos dias de hoje. E foi a partir do apoio dos fiéis das 60 congregações que elegeram  esses vereadores com isso a igreja conseguiu diversas vantagens, uma delas é quando eles usavam o  parque da uva para o evento da conferência missionário, esse evento que tinha todo ano no parque  da uva, e que partir de 2013 sai reportagens sobre o Pedro Bigardi na época prefeito eleito pelo  PCdoB, onde ele fazia discursos no encerramento da conferência, três anos consecutivos. o  engraçado é que esse evento ocorre bem na semana do carnaval, eu fico imaginando se o parque  poderia ser usado nessa época para fazer algum evento para população que não seja cristã e  comemore o carnaval, provavelmente seria algo que seria barrado pelos vereados que AD elegeu.  Lembrando que Assembleia de Deus não só fez eventos de conferência, mas como também fez  ações de caridade, e um desses projetos é a ação com cristo, projeto social que foi sediado pela  primeira vez em uma escola pública no São Camilo, lugar que serviu para igreja criar lazer para as  crianças da região além de oferecerem tratamento odontológico, esse evento terminou com um  culto ao céu aberto que a população do São Camilo participou. O engraçado que nenhum desses  trabalhos sociais servem para acabar com a pobreza, a não ser um o ópio que serve para usar os  pobres como massa de manobra para poderem ser convertidos, o pior que podemos ver que essa  boa ação acaba, quando vereadores eleitos pelos membros da AD de Jundiai, começam a praticar  preconceito. E um desses episódios de preconceito foi quando o Val vereador do PL faz uma nota de  repúdio ao programa do Sesc, pois possuía conteúdo LGBT, segundo o vereador a peça possuía conteúdo sexual sugestivo para crianças, engraçado que a peça não possui nudez e existe limite de  idade que só pode ver quem tem 12 anos para cima, aliás Ló trepar com as filhas pode vereador? Bom eu quis usar de exemplo as boas ações da igreja e depois os erros do Val, para mostrar a  contradição das políticas da igreja, pois percebemos um morde e assopra invés de acabar com o  problema na raiz, eles usam do trabalho social para conseguir fiéis esses mesmos fiéis que serve para eleger esses vereadores. Noam Chomsky fala que quando falta espaço para a população fazer  seus debates sobre as políticas, as igrejas começam a servir como esses lugares, lembrando que em  Jundiaí a assembleia de Deus possui 60 congregações, e que ela possui uma história mais antiga que os partidos de esquerda em Jundiai, isso mostra o quão nosso inimigo Satanás está à frente na  questão de hegemonia, uma prova disso é a operação Josué um evento da assembleia de Deus que  ocorre todo ano, onde a igreja entrega panfletos de evangelismo por toda Jundiai em um dia, lembrando que a igreja é um espaço que mais une intelectuais tradicionais e burgueses, outro  evento também que acontece que é a prova disso é a visita da Damares no ano de 2018, ano em que  o Bolsonaro foi eleito, ou seja todo o lado revolucionário do pentecostalismo foi deixado de lado, e  sobrou a penas o legado preconceituoso que usa da religião para manipular as pessoas, Marx diz que  o político com sentimento religioso sóbrio não buscaria auxilio para sua perplexidade na exortação a  intenção cristã feita por um pregador piedoso, ou seja faça política sóbrio não se embriaga com  ópio, pois a religião é o ópio do povo, e ópio deve ser usado como um remédio, igual Thomas  Muntzer e William Seymour fez ou pode ser usado como algo corrupto e vicioso, como as igrejas  brancas dos Estados Unidos faziam quando barravam os negros, que é mesma coisa que vocês fazem quando expulsam os LGBT’s das suas igrejas. Rosa Luxemburgo em um de seus textos o socialismo e  as igrejas diziam:

‘’Os crentes que vão à igreja, nos domingos e dias festivos, são compelidos, cada vez com mais  freqüência, a ouvirem um VIOLENTO discurso político, uma verdadeira denúncia do Socialismo, em  vez de ouvirem um sermão e nele obterem uma consolação religiosa. em vez de confortarem as  pessoas que estão cheios de preocupações, e cansadas pela vida difícil, e que vão à igreja com fé no  Cristianismo, os padres fulminam os trabalhadores que estão em greve e os opositores do Governo;  e ainda mais, exortam-nos a suportar a pobreza e a opressão com humildade e paciência.  Transformaram a igreja e o púlpito num lugar de propaganda política.’’

E a verdade é que a igreja é um espaço para intelectuais tradicionais e pessoas conservadoras, as  pregações e as palavras dos pastores vão ser sempre contra o socialismo ou a esquerda como um  todo, isso porque para eles a forma como a esquerda enxerga a religião é blasfêmia ou seja, quem  apoia uma religião sem opressão está praticando blasfêmia, só porque somos contra a as leituras misóginas e homofobicas da bíblia, e a favor de uma teologia que considere os oprimidos de  verdade, e com isso sabemos usar da mensagem para tratar as pessoas. E o fato deles estarem  blasfemando os socialistas é exatamente esse, pois aponhamos as minorias e os oprimidos nas  nossas políticas. A igreja e os conservadores sempre vão usar desse argumento contra nós, mas  sempre negando que é esse preconceito que eles têm conosco que fazem eles não abraçar as pautas  socialistas. Podemos confirmar isso nas atitudes do Val e do Madson que são vereadores de Jundiai  com uma frase do Marx:

‘’Quando está inebriado, quando não está sóbrio, considera-se o único bem. Ao detectar um mal  atribui-o a sua ausência, pois sendo o único bem, é o único bem que pode gerar o bem’’

Marx fala de um sentimento religioso exagerado que por conta da moralidade de um bem maior,  não consegue detectar um mal sem dizer que isso é falta de cristianismo, pois só o cristianismo é  bom, dessa forma entendemos que a falsa moralidade cristã os impede de enxergarem uma  democracia e com isso impedem de fazer políticas conscientes e sóbrias sem serem influenciados  pela religião.

Lembrando que a Assembleia de Deus não é só uma igreja municipal, mas de nível nacional tendo  como presidente o José Wellington atualmente, Wellington possui 3 filhos, Paulo Freire Costa (PL), Marta Costa (PSD) e Rute Costa (PSDB), voltando a AD de Jundiai, ela também elegeu Valdeci Vilar  (PTB) como vereador de Jundiai, tendo esse último feito uma moção no ano de 2019 igual da Marta Costa (PSD) onde repudiavam um vídeo do Porta dos Fundos que satirizava a Bíblia, ambos membros  da mesma igreja que José Wellington preside, sendo ele o pai de Marta Costa, engraçado que os  cristãos podem excluir uma minoria com seu preconceito, mas quando esse espirito volta contra eles  em forma de piada ficam doídos. Aliás com o espírito inebriado a filha de Zé Wellington em um  projeto de resolução proibido a pesquisa da fosfoetanolamina na USP de São Carlos, tendo essa  substância mostrado a capacidade de combater alguns tipos de tumores, o sentimento chapado das  políticas de Marta nega a ciência, ou seja, o estudo e o desenvolvimento, tendo ela também votado  favor da privatização da Sabesp, a mesma que viu a mensagem onde Moisés tirou água de pedra  para matar a sede de um povo, é a mesma que está apoiando privatização a água. Marx está  completamente correto quando diz que o sentimento religioso está inebriado se considera o único bem, pois toda vez que essas figuras religiosas dentro da política fazem políticas, eles acham os  detentores da realidade, ou seja, eles acham que estão compridos a vontade de Deus quando estão  fazendo as políticas deles, logo eles usam de uma imagem terceirizada no Deus deles para terem  confiança através de um véu religioso para fazerem políticas, muitas vezes o véu não está respaldado na realidade, mas no ideal para dentro da mente deles, no mundo suprassensível do  Deus deles, que não passa de uma imagem da impressão e preconceitos deles e no mundo, que  partem de si mesmo, mas preferem jogar para outro ou seja projetar no outro. O pior acontece  quando pensamos em um idealismo menos danoso, ou seja, uma religião menos danosa para o humano eles nos chamam de blasfemadores, Val Freitas no ano de 2022 faz moção ao apoio de lei  do deputado Pr. Sargento Isidório que veda qualquer alteração, edição, supressão, adição ou  adaptação aos textos dos livros da Bíblia Sagrada, mantendo a inviolabilidade de capítulos e  versículos proibindo modificar o texto sagrado garantindo a pregação do seu conteúdo em todo  território nacional. Ou seja, a liberdade de expressão que eles pregam não existe quando é para usar  da bíblia para reinventar ou recriar obras, uma contradição obvia que o véu religioso deles ou seja a  cortina de fumaça não deixa eles enxergarem. Por isso que qualquer pregação que foge do  fundamentalismo religioso deles além de ser considerado blasfêmia, também consideram crime, ou  seja, o que nos revolucionários fazemos quando interpretamos a bíblia de forma diferente é crime.

Engraçado também que o pastor José Wellington falou publicamente contra certas pautas políticas,  e o pior tem escrito isso na página sua do Wikipedia, dizendo que é crítico do liberalismo, e também contra descriminalização do aborto, da prostituição, e do casamento de pessoas do mesmo sexo,  como também no impeachment da Dilma apoio Temer, lembrando que na época de 2013 e 16 Pedro Bigardi falou nas 3 conferências missionarias, puro oportunista, sendo Zé Wellington um apoiador do  governo de Bolsonaro, percebemos o ultra chauvinismo das ideologias neopentecostais do pastor Zé  Wellington, se Zé Wellington é contra liberalismo, suponhamos também que deve ser mais um que acusa o marxismo de desvirtua as pessoas, clássico de um comportamento fascista, anti-liberalismo,  anti-comunismo e o pior de todos o chauvinismo, pois o que diferencia os anarquistas dos fascistas é  o anti-chauvinismo, e o diálogo com pautas socialistas.

Voltando um pouco pra história do pentecostalismo, com o passar do tempo a ideologia começa ser  institucionalizada pra dentro das igrejas, começa ser um movimento que muitas igrejas começam a  fazer parte e com isso começa a ver uma renovação dentro do movimento pentecostal, sendo o  neopentecostalíssimo um movimento que a igreja de Zé Wellington fala contra, pois segundo eles  seria um movimento herege, de certa forma os neopentecostais têm uma forma mais sobrenatural  de ver a fé, parecem que a religião deles são mais performáticas, com mais rituais, isso pros  ‘’pentecostais atuais’’ seria heresia. Porém pra mim o movimento pentecostal deixou de ser  revolucionário pôs as pregações de William F Seymour, conforme foi institucionalizando começa a se  tornar outro tipo de pentecostalismo, sendo ali a criação real para mim do neopentecostalíssimos dentro das igrejas brancas, o ritualismo e a performance foi algo que simplesmente contínuo no  movimento, sendo algo que existia deis de antes das AD de Belém fundadas por Daniel Berg e seu  companheiro Gunnar. Sendo exatamente no nascimento do neopentecostalíssimos que começa a tele evangelização, havendo outras formas de adquirir oferta, ou seja através do telefone enquanto os fiéis podiam ver a pregação em casa em algum canal de televisão, isso foi o berço para a teologia da prosperidade que no Brasil também surgiu dessa forma, sendo exatamente essa teologia a  responsável pela mudança de comportamento dos pastores na hora de pedir oferta, tendo um apelo  ao dinheiro, e a recompensa, sendo essa teologia a responsável também pelo discurso meritocrático dentro das igrejas, pois o merecedor recebe, aquele que oferta pra Deus ganha. Importante relacionar isso com o livro de Weber A Ética Protestante e o Espírito Capitalista, pois para Weber o  espírito capitalista é ganhar dinheiro, ou seja, a virtude do seu trabalho, o seu merecimento é a  grana, e a Ética Protestante, essa moral cristã seria a solução pelas corrupções do dinheiro, o dinheiro que seria o resultado do seu trabalho ou sua vocação no sentido teológico do conceito, teologia essa que vem do calvinismo, totalmente oposta ao movimento pentecostal a teologia pentecostal, que tem muito mais uma relação ao culto do que o dinheiro, porém a crença ao dinheiro com a institucionalização e burocracia da fé levaram a corromper do pentecostalismo que  se tornou Avô da teologia da prosperidade.

Tendo sido a teologia da prosperidade a que mais influenciou na política brasileira, por exemplo  além de alguns outros fundamentalistas cristãos, os pastores e cristãos que mais tem influência  contra a reforma agraria são da teologia da prosperidade, tendo uma bancada formada por essas  figuras chamada bíblia, boi e bala, pois é exatamente nessa bancada que se une pessoas que se dizem representantes dos latifundiários e ruralistas, grupos que impedem a reforma agraria e a  revolução comunista, e foi exatamente no governo Bolsonaro que essa bancada recebeu seu  fortalecimento, lembrando que Bolsonaro recebeu apoio de diversas igrejas além das Assembleias de Deus do Belém que se dizem pentecostais por estarem no véu da logica moral, como também  Bolsonaro teve apoio de Igrejas também, sendo todas essas igrejas responsáveis pelo impeachment da Dilma e da criação da bancada BBB, Biblia, Boi e Bala. Sendo que na época do impeachment da  Dilma tendo os pastores neopentecostais pressionado a bancada para que realizassem o  Impeachment.

Foi dessa forma que o discurso Armamentista foi se intensificando nas igrejas entre os membros. Noam Chomsky diz que o discurso armamentista na igreja dos Estados Unidos tinha se intensificado  com apoio do presidente a guerra contra países socialistas, por exemplo guerra no Vietnã, com a  propaganda de guerra que começou entrar dentro das igrejas. No Brasil o discurso armamentista vem junto com o discurso de acabar com a criminalidade, porém eles têm essa ideia abstrata de  querer acabar com a violência de forma abstrata, usando do discurso da legalização das armas para  os cidadãos se defenderem de assalto ou de agressões. Com a igreja apoiando esses políticos que  diziam sobre combater a realidade do crime com a violência, ou seja, o discurso da bala começou a  ser difundido pra dentro das igrejas, então foi exatamente dessa forma com guerras e com ideias nada cristãs de acabar com a violência que a bíblia e a bala se juntaram, e foi com o discurso burguês  de manter os terrenos e os gados na mãos dos ricos que o boi se juntou com a bíblia e a bala, e é  exatamente essa mensagem que destrói as igrejas e a mensagem revolucionaria do cristianismo  primitivo. Rosa Luxemburgo dizia no mesmo texto que citei acima:

‘’...O clero, falsificando o primitivo ensinamento do Cristianismo que tinha por objetivo a felicidade  terrena dos humildes, tenta hoje persuadir trabalhadores de que o sofrimento e a degradação que  suportam não provêm duma estrutura social defeituosa, mas sim do céu, da vontade da  "Providência". Assim a Igreja mata nos trabalhadores a força, a esperança e o desejo dum futuro  melhor, mata a fé em si próprios e o respeito por si mesmos. Os padres de hoje, com seus  ensinamentos falsos e venenosos, mantêm continuamente a ignorância e a degradação do povo. Eis  algumas provas irrefutáveis.’’

No texto Rosa diz sobre os padres, mas no brasil na grande maioria são neopentecostais. Porém existe um Padre que se diz contra Hegel por ser satânico, olha se não é o inebriado irracional Padre  Paulo Ricardo, cheio de sentimento sóbrio para falar de filosofia, nem os jovens hegelianos negava Hegel, só falavam que ele não sabia usar a própria teoria, porém Padre Paulo Ricardo não consegue  nem chegar no nivel daqueles que leram Hegel com a bunda, porque esses pelo menos leram. Além  de falar contra Hegel, padre Paulo Ricardo, também critica o marxismo, julgando o marxismo de  querer adulterar a cultura, para isso ele usa até conceito gramsciano como Olavo de Carvalho  falando sobre Hegemonia, mas não é só esses dois que usam desse conceito para desmerecer o marxismo como diversos pastores e membros da igreja que se dizem filósofos, e nenhum dos argumentos atacam de verdade a teoria marxista, pelo ao contrário são ideias normalmente  conspiratórias totalmente idealistas como as de Hegel, que espera um infinito nas suas atitudes com Deus, ou uma infinitude de mundo suprassensível onde imprime o conhecimento, crença essa que leva a ideia de um outro plano de conhecimento, coisa que Marx refuta falando que tudo parte da nossa materialidade. Diferente de Thomas Muntzer que queria um reino de Deus na terra, a maioria  dos cristãos negam essa vida para abraçar outra com Deus, e é através dessa negação da vida que  eles fazem a política deles, com o véu religioso.

A conclusão de tudo isso é que podemos ver que política e religião estão fielmente ligadas, e que não existe política que não seja influenciada pelo nosso viés pessoal, para poder criarmos planos e ideias materiais precisamos abdicar do nosso viés e colocar em critica tudo aquilo que a gente  acredita, porém o espirito absoluto da ética cristão fundamentalista não aceita ser criticado, ou seja  eles acham que alcançaram a ideia concreta de realidade, isso segundo a visão deles, pois essa ideia  concreta de realidade para nós comunistas é mutável a realidade está em dialética, e eles com esse  espirito absoluto cristão se sente moralmente superiores para fazerem políticas ou se sentirem no direito de escolherem pra uma população, o que seria melhor para ela. Além disso podemos ver que  a religião cristã tem um passado revolucionário que é muitas vezes ignorado por alguns cristãos, no caso da revolução dos camponeses e o teólogo Thomas Muntzer, ou quando Rosa Luxemburgo diz  sobre o passado revolucionário do cristianismo primitivo em seu texto o socialismo e as igrejas.