'Organização antes do Congresso' (Satierf)
Vejo que há muitos debates acerca dos meios de comunicação que nós, como movimento, podemos adotar. Ainda acredito que as redes sociais são um ótimo lugar para expormos ao grande público nossas ideias. Mas devemos saber que elas não são nossas amigas.
Por Satierf para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.
Antes de tudo, gostaria de cumprimentar meus camaradas da Reconstrução Revolucionária do Partido Comunista Brasileiro. Enche meu coração ver os meus debatendo a construção do socialismo brasileiro.
Camaradas, venho propor uma ação a ser tomada antes do XVII Congresso Extraordinário. Eu enxergo como um benefício para nós nos organizarmos em um canal no Discord e vou expor o porquê:
- O primeiro é porque um canal do Discord pode ser privado. Assim podemos fazer o controle de quem entra nesse canal, pedindo dados básicos, e evitamos que informações sejam vazadas e teremos também ciência do número de militantes que temos;
- Além disso, o Discord tem um formato que favorece a nossa organização como ela é na realidade. Podemos notar que nos organizamos em células locais que compartilham de uma mesma visão revolucionária nacional. A estrutura da rede permite microcanais, nos quais seriam organizadas as células locais e de movimentos sociais, e canais maiores, em que seriam desenvolvidas as campanhas mais abrangentes.
- O Discord facilita a comunicação entre as nossas células e tudo o que acontece no Discord fica gravado. Assim teremos mais um local onde nossas ideias ficarão expostas. Isso não é uma crítica à excelência do site “Em defesa do comunismo”, mas sim a sua unicidade.
- É de suma importância que fiquemos mais próximos um dos outros e que nos organizemos em níveis maiores e o Discord promove uma organização central mais coordenada. Poderemos ter campanhas publicitárias uniformizadas, publicar avisos e notas e dividir o trabalho entre os militantes.
Vejo que há muitos debates acerca dos meios de comunicação que nós, como movimento, podemos adotar. Ainda acredito que as redes sociais são um ótimo lugar para expormos ao grande público nossas ideias. Mas devemos saber que elas não são nossas amigas. Quando nós, comunistas, começarmos a incomodar demais, elas irão nos boicotar. Por isso existe a necessidade de jornais e revistas impressas e também de criação de aplicativos próprios (isso deve ser discutido no XVII Congresso). A comunicação é como nós nos organizamos, precisamos de meios eficientes e plurais.
Camaradas, venceremos!