'O Partido Comunista do Proletariado' (Contribuição anônima)
O PCB-CC em virtude de estar registrado no TSE herdará as marcas do partido, ou seja, Sigla PCB, nome e as logo dos coletivos onde a militância se organiza e fazem as lutas que o PCB -CC já abandonou.
Contribuição anônima para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.
A crise orgânica que se encontra o Partido Comunista Brasileiro – PCB, onde as decisões de sua direção vão na contramão da construção coletiva da base. E quando em um partido revolucionário tem uma problemática de estrutura organiza e agressão clara de seu estatuto se faz necessário a convocação imediata de um congresso extraordinário para assim na unidade sanar as divergências e garantir o centralismo democrático, a pluralidade de ideias durante o congresso.
Diante do em que um partido como o PCB em que sua direção se diz revolucionária e em vez de ouvir os anseios da base e convocar um congresso extraordinário para sanar as problemáticas internas, vai na contramão e literalmente faz um expurgo de seus quadros desde os mais experientes a até a juventude. Demonstra que as decisões de cima para baixo leva o partido para princípios e burocratismo, desviando se de ser uma vanguarda das forças populares que conduza o povo para revolução, e assim aceita de fato agendas da democracia burguesa e desviando das três linhas de um partido revolucionário comunista, que são o debate de ideias, movimento sociais e via institucional.
E assim entrando para o cenário atual onde os comunistas brasileiros estão divididos em PCB -CC e PCB -RR, e conhecendo a burocracia do sistema burguês em que vivemos, o PCB-CC em virtude de estar registrado no TSE herdará as marcas do partido, ou seja, Sigla PCB, nome e as logo dos coletivos onde a militância se organiza e fazem as lutas que o PCB -CC já abandonou. Nesta situação se faz necessário no XVII Congresso Extraordinário a militância do PCB reorganizar o partido sucessor e herdeiro político do PCB.
Assim, se faz compreender que o PCB – CC não é mais revolucionário e, portanto, se necessário a construção de um Partido Revolucionário dos Comunistas Brasileiro – PRCB, que dialogue com a classe trabalhadora e seja a vanguarda das transformações e os guiem para revolução.
Concluindo, deixo as sugestões para que os comunistas brasileiros se aprofundem e os debatam em seus congressos extraordinários de nomes para o sucessor revolucionário do PCB. Ou Partido Revolucionário dos Comunistas Brasileiro – PRCB, na compreensão que o que resta do PCB não é mais revolucionário ou a construção de uma legenda que dialogue com a classe trabalhadora” os proletários brasileiros” e que tenha o caráter revolucionário como um Partido Comunista dos Trabalhadores – PCT, pois não temos um partido trabalhista, socialista e revolucionário no Brasil.