Comunicado (São Paulo - SP): Unificar o protesto popular pela manhã, mantendo a agitação ao longo de todo dia!

Reconhecemos, portanto, sem sectarismo, que os eventos caminharam no sentido de transformar a manifestação convocada para esse horário no efetivo Ato Unificado da cidade de São Paulo.

Comunicado (São Paulo - SP): Unificar o protesto popular pela manhã, mantendo a agitação ao longo de todo dia!

Comunicado do PCBR em São Paulo (SP)

Na última semana, uma onda espontânea de indignação dos trabalhadores contra a escala 6x1 varreu o país. Nas redes sociais, enquanto as direções do movimento populares ainda hesitavam em definir uma data para protestar, inúmeros trabalhadores e trabalhadoras pressionavam, demandando a realização de uma manifestação ainda no dia 15/11, feriado da proclamação da República.

Diante desse cenário, preocupados em assegurar um tempo razoável para a agitação e mobilização, o PCBR tomou a decisão de se antecipar, afirmando em alto e bom som a necessidade de manifestações políticas de massas no feriado do dia 15. Em São Paulo, avaliamos que o melhor horário e local para a realização dessa manifestação seria na Avenida Paulista, em frente ao MASP, pela tarde.

Ainda estamos profundamente convencidos dessa avaliação: um protesto às 15 horas teria muito mais condições de mobilizar as massas trabalhadoras que, em sua imensa maioria, moram longe do centro da cidade, o que exige muitas vezes horas de deslocamento para participar de uma manifestação; teria mais condições de mobilizar os trabalhadores que saem de seus turnos por volta das 14 horas etc.

No entanto, o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), a partir de uma avaliação distinta, anunciou no dia seguinte o horário das 9h da manhã como horário oficial da manifestação, no cruzamento da Paulista com a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Após essa convocação, uma série de organizações políticas anunciaram sua adesão ao protesto nesse horário. Reconhecemos, portanto, sem sectarismo, que os eventos caminharam no sentido de transformar a manifestação convocada para esse horário no efetivo Ato Unificado da cidade de São Paulo. Nesse sentido, anunciamos nossa adesão à manifestação convocada pelo VAT, que trabalharemos para transformar num massivo protesto popular.

Contudo, convencidos das limitações do horário indicado, nossa militância permanecerá, ao longo de toda a tarde, presente na Avenida Paulista, panfletando e agitando a luta contra a escala 6x1, de braços abertos para todas e todos que, impossibilitados de comparecer pela manhã, possam apenas se unir para protestar no horário da tarde.

Portanto, indicamos uma mobilização total para o dia 15/11, a começar pelo Primeiro Ato Unificado Pela Redução da Jornada de Trabalho, às 9 horas da manhã, e se estendendo ao longo de todo o dia nas imediações da Avenida Paulista.

Nossa luta está apenas começando! Todas e todos às ruas!