Nota política – A Educação Infantil em São Carlos não pode esperar!
Chamamos a população de São Carlos e toda a comunidade escolar a se levantar em defesa da educação pública. Participem do ato no dia 25 de outubro (sábado), às 09h, na Praça do Mercado Municipal.
Nota política do PCBR em São Carlos (SP)
O que está acontecendo com as unidades de Educação Infantil do nosso município, os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) de São Carlos, não é simples falta de manutenção: é consequência da gestão pública que abandona o atendimento público infantil para favorecer o lucro e o serviço privado.
Enquanto a Prefeitura se exime de garantir estruturas dignas, seguras e adequadas para nossas crianças, reforça-se o caminho da privatização, da terceirização e do aprofundamento da mercantilização da educação. O que acontece nas creches municipais é um reflexo do que acontece nacionalmente, os índices internacionais reforçam o investimento mínimo por aluno no Brasil, ao mesmo tempo que políticas de austeridade, como o arcabouço fiscal, impedem qualquer crescimento real do investimento na educação, fabricando uma precariedade e criando as condições ideais para o discurso a favor da inserção de empresas privadas no meio da educação.
Em São Carlos podemos ver essa atuação da má gestão pública em:
- Salas de aula com infiltrações, telhados comprometidos, banheiros em estado de abandono;
- Ambientes fechados, sem ventilação ou luz natural e com um mobiliário velho ou improvisado;
- Profissionais da educação e famílias aguardando por reparos que não chegam, enquanto o discurso oficial fala de ampliação, investimento e modernização;
- Caixas d’água de amianto devem ser trocadas, pois trazem um risco diário à saúde das crianças e dos funcionários.
Essas condições citadas anteriormente refletem uma falta de um ambiente propício para o ensino e a formação das crianças, deixando um espaço para a iniciativa privada entrar e fazer lobby, lucrando com a necessidade básica do cotidiano de mães e pais trabalhadoras. Não podemos aceitar que a educação infantil de qualidade seja privilégio para poucos, pois, para àquelas crianças que dependem do serviço público, serão induzidas desde o início de suas vidas a ter trabalhos cada vez mais precarizados.
Defendemos que a educação pública deve ser de acesso universal, de forma consequente e prática. Exigimos que as CEMEIs devem operar suprindo as demandas de vagas, até o ponto do encerramento das atuais listas de espera, garantindo que todos os pais que necessitam de vaga possam ter sua demanda atendida (se necessário, que a Prefeitura invista na construção de mais CEMEIs de maneira urgente); que haja reformas infraestruturais como demanda imediata, como medida para a segurança imediata e melhora constante do ambiente escolar para alunos, professores e funcionários, e a contratação de mais profissionais que permitirão um melhor atendimento dentro da infraestrutura já estabelecida nos bairros.
É hora de lutar! Chamamos a população de São Carlos e toda a comunidade escolar a se levantar em defesa da educação pública. Participem do ato no dia 25 de outubro (sábado), às 09h, na Praça do Mercado Municipal. Só com mobilização e pressão vamos conquistar uma melhora real no ensino da nossa cidade.