NOTA DE PESAR: CAMARADA RUAN: PRESENTE!

No dia 30 de março de 2024, a militância do PCB-RR e da UJC, em especial a do Distrito Federal e os secundaristas de todo o país, recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do nosso jovem camarada Ruan Morais.

NOTA DE PESAR: CAMARADA RUAN: PRESENTE!

No dia 30 de março de 2024, a militância do PCB-RR e da UJC, em especial a do Distrito Federal e os secundaristas de todo o país, recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do nosso jovem camarada Ruan Morais.

Aos 17 anos, perdemos um dos mais brilhantes e dedicados jovens no árduo processo de Reconstrução Revolucionária do PCB. Ainda no início de 2022, com 15 anos, tornou-se um dos primeiros ingressantes do núcleo de secundaristas do Distrito Federal e, desde então, destacou-se pelo seu empenho e paixão pela revolução e por esse importante trabalho.

Dentre seus camaradas, Ruan sempre se mostrou o mais ativo e empolgado, interessado nas artes, nas músicas e em seus estudos. Ao ingressar na UJC, imediatamente se destacou por sua avidez característica da juventude cheia de desejo e vontade de mudar o mundo. Participativo no processo de recrutamento, demonstrava-se afiado nas leituras e críticas, contribuindo, mesmo sendo recém-ingresso, para o recrutamento dos novos militantes e a compreensão da militância em um Partido marxista-leninista. 

A cisão do PCB no Distrito Federal teve como um de seus temas centrais, no debate entre a militância, o acolhimento des camaradas em nossas fileiras, considerando a diversidade racial, de gênero e de sexualidade da classe trabalhadora brasileira. Ruan compreendia claramente que a maneira como abordamos as questões das opressões internamente refletia diretamente em como organizávamos a nossa classe em sua luta política. Desde antes da cisão, Ruan sempre levantava a questão racial em suas falas e intervenções, revoltando-se com a reprodução das opressões em nossas fileiras e lutando incansavelmente pelo que é justo e pela potencialidade da classe trabalhadora em luta. Seu posicionamento político e espírito de liderança nato destacou-se no enfrentamento ao autoritarismo e burocratismo do velho PCB, buscando, com com toda a sua criatividade e ousadia juvenil, oferecer respostas revolucionárias às demandas dos jovens trabalhadores ao seu redor. Sua contribuição foi fundamental para a adesão de todo o núcleo dos secundaristas do DF ao Movimento Nacional pela Reconstrução Revolucionária do PCB.

Além disso, Ruan emergiu como um dirigente no movimento secundarista do DF através da UJC. Mesmo jovem e recém-chegado à luta organizada dentro do movimento estudantil, ele buscava ativamente orientação sobre como conduzir disputas políticas e compreender a correlação das forças no movimento estudantil. Demonstrando seu comprometimento, Ruan liderou a fundação de um grêmio em sua escola e foi o grande responsável na mobilização dos estudantes secundaristas do DF para a construção do CONUBES.

Sem nunca ter medo de colocar as suas posições ou ser reprimido por elas, o camarada Ruan passou dias e noites pensando no futuro de nosso país e de nossa Revolução. Nas palavras de seu pai: “O Ruan amava esse partido, passava horas a fio escrevendo em reuniões com vocês...Muito obrigada por proporcionar a ele bons momentos em sua curta jornada”.  Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa luta.

Recebemos diversas mensagens de camaradas que conviveram com Ruan, cada uma delas refletindo o impacto profundo que ele teve em suas vidas e em nossa organização. Ruan será eternamente lembrado pelo seu brilho no olhar e pela sua incansável vontade de militar. Sua inteligência aguçada, sua generosidade e seu espírito brincalhão cativaram a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Ele foi uma verdadeira fonte de inspiração para muitos camaradas secundaristas, encorajando-os a iniciar sua jornada na militância política. Ruan vivia em sua potência máxima! Seja nas fileiras do Partido, seja na pureza do coração imenso.

A militância do Movimento em Defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB e da União da Juventude Comunista sempre será grata pelo empenho, dedicação, paixão e espírito revolucionário demonstrados por Ruan. Sua presença vibrante e sua determinação infundiam energia em nossa luta diária. Seguimos adiante, mantendo firmeza em cada passo e posição, assim como Ruan fazia. Sua sensibilidade e capacidade de compreender as demandas de nossa classe e juventude continuam a nos guiar. Nossos pensamentos e solidariedade estão com a família, amigos e todos aqueles que compartilharam da jornada de Ruan. Que possamos encontrar conforto uns nos outros e na convicção revolucionária que nos une, enquanto enfrentamos a perda de um jovem comunista que nos inspirou e continuará inspirando até a vitória!

Camarada Ruan, presente agora e sempre!
Pela Reconstrução Revolucionária!