EUA, TIRE AS MÃOS DA VENEZUELA - Toda solidariedade ao povo venezuelano!
O Partido Comunista Brasileiro Revolucionário e a União da Juventude Comunista expressam seu absoluto repúdio aos ataques imperialistas contra a Venezuela e sua incondicional solidariedade ao povo venezuelano.
Nota política do PCBR e da UJC
Na madrugada deste sábado, 3 de janeiro, os EUA coordenaram uma série de bombardeios em solo venezuelano. Depois de meses de assédio militar no mar do Caribe e interceptação de embarcações, o ataque imperialista à Venezuela se consumou com ataques a diversas regiões do país, incluindo a capital, Caracas. As informações disponíveis atualmente são de que esses ataques culminaram no sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Cilia Flores. Os ataques não encontraram qualquer resistência por parte das forças de defesa venezuelanas.
De todos os lados, setores da burguesia brasileira já expressam seu apoio ao ataque à Venezuela, demonstrando seu alinhamento com o governo dos EUA e com os interesses da burguesia estadunidense em retomar a investida contra a América Latina.
O processo histórico em curso não é, como coloca a grande imprensa capitalista e as variadas forças burguesas, uma luta “da democracia contra a ditadura” ou um “combate ao narcotráfico”, mas um novo momento dos conflitos interimperialistas globais. As várias agressões demonstram como o “direito internacional” e os “organismos multilaterais” não passam de instrumentos do grande capital monopolista para estabelecer seus interesses. Quando as disputas entre esses capitais se tornam mais agudas, começam os sintomas claros que precedem uma guerra imperialista generalizada. Com as dificuldades de resolução militar dos conflitos na Ucrânia e na Palestina a favor dos EUA, o governo Trump tem girado suas táticas para um renovado interesse na América Latina, modificando os termos das disputas em curso contra o bloco imperialista China-Rússia e concentrando-se em nosso continente. O objetivo é claro: apossar-se das reservas petrolíferas venezuelanas e ampliar o domínio sobre o continente.
O Partido Comunista Brasileiro Revolucionário e a União da Juventude Comunista expressam seu absoluto repúdio aos ataques imperialistas contra a Venezuela e sua incondicional solidariedade ao povo venezuelano. Fazemos um chamado a toda a classe trabalhadora brasileira para expressar essa solidariedade ativa e militante em diversas mobilizações que começam a ser organizadas em solidariedade à Venezuela.