'Eleição de Millei: Governo Lula e a crítica a esquerda' (Zé)

Camaradas esse meu texto pretende trazer uma reflexão bem objetiva: a ausência de críticas a esquerda dentro dos limites da democracia burguesa no atual governo Lula. Pra isso poderia usar diversos exemplos, mas usarei um recente, a eleição de Millei na Argentina.

'Eleição de Millei: Governo Lula e a crítica a esquerda' (Zé)
"Temos muitos acúmulos de como comunistas devem agir em governos sociais democratas, principalmente no já mencionado período anterior que acabou, porém, isso tudo precisa ser revisado e refeito porque está completamente datado historicamente (pra não dizer inúteis, mas chega a quase isso) após o governo Bolsonaro."

Por para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.

Camaradas esse meu texto pretende trazer uma reflexão bem objetiva: a ausência de críticas a esquerda dentro dos limites da democracia burguesa no atual governo Lula. Pra isso poderia usar diversos exemplos, mas usarei um recente, a eleição de Millei na Argentina.

Primeiro vamos as comparações com outras lideranças latino-americanas:

“Nunca vamos a desear éxito al fascismo, ultraderechismo y neoliberalismo que insulta al Hermano Papa de los pobres @Pontifex_es, ofrece la venta de órganos y agrede a pueblos hermanos como China, Brasil, Venezuela, Cuba y Nicaragua para apoyar al sionismo genocida y al imperialismo yanqui desde América Latina.

Respetamos la decisión democrática del hermano pueblo argentino. Pero como MAS-IPSP, la organización política indígena y popular más grande de la historia de Bolivia nos mantenemos firmes en la lucha ideológica contra la ultraderecha.

Nunca claudicaremos nuestros principios ante los aliados de los que enviaron armamento para sostener al gobierno de facto de Jeanine Añez”

- Evo Morales ex presidente da Bolívia no Twitter 21/11/2023

“Ha ganado la extrema derecha en Argentina; es la decisión de su sociedad. Triste para América Latina y ya veremos... el neoliberalismo ya no tiene propuesta para la sociedad, no puede responder a los problemas actuales de la humanidad.”

- Gustavo Petro, atual presidente da Colombia no Twitter 21/11/2023

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.

Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.”

- Lula atual presidente do Brasil no Twitter 19/11/2023

Em termos de comparação camaradas, partimos de um discurso mais radical do Evo, para um discurso moderado do Petro e um discurso absurdamente passivo do Lula. Minha constatação a partir dessas comparações é de que o atual governo Federal está tão a direita, que não vemos mais críticas absurdamente rasas dentro do espectro da esquerda, o simples jogo político em que estávamos acostumados nos governos anteriores do Partido dos Trabalhadores em que sua maior oposição era o PSDB ja não existe mais.

Eu escolhi um exemplo simples para provar um ponto que seria muito melhor explicado por exemplo pelo Arcabouço Fiscal, a Privatização dos Presídios ou aprofundamento da Guerra as Drogas, fato é que talvez esteja difícil de digerir pra boa parte da esquerda que ainda pautou sua eleição presidencial em primeiro turno em detrimento de seu pròprio partido como o PSOL é a de que, a Estratégia Democrático Popular ACABOU, como esquerda não estamos conseguindo manter o governo fazendo o básico que a esquerda faz na democracia burguesa que é por exemplo ser oposição declarada a um governo de extrema direita na Argentina, quem dirá sua posterior radicalização.

Temos muitos acúmulos de como comunistas devem agir em governos sociais democratas, principalmente no já mencionado período anterior que acabou, porém, isso tudo precisa ser revisado e refeito porque está completamente datado historicamente (pra não dizer inúteis, mas chega a quase isso) após o governo Bolsonaro.

Aqui eu não irei discutir o que o PT deve fazer, nem o que maiores partidos como o PSOL pode tomar pra pressionar o governo, sinceramente tudo que vejo de concreto pra um futuro que não seja a barbárie é em um partido comunista que tenha referência política em todos movimentos da sociedade, pra isso vem elementos que nos esgotamos em tribunas, disciplina, estudo, profissionalização da militância, uma mídia independente a nível nacional, ampliação e crescimento qualitativo e político do partido e juventude.

Fora o Poder Tudo é Ilusão!

Venceremos!