Declaração conjunta dos Partidos Comunistas e Operários: Prestamos total solidariedade ao povo palestino

Exigimos o fim imediato da agressão e bloqueio perpetrado por Israel contra a Faixa de Gaza. Convocamos os povos de todo o mundo para que continuem a ir às ruas para lutar, para organizar mobilizações populares contra a agressão israelense.

Declaração conjunta dos Partidos Comunistas e Operários: Prestamos total solidariedade ao povo palestino
Torcedores do Celtic FC manifestando apoio à causa palestina.

Por Partido Comunista da Turquia (TKP)

Hoje (20/10/2023), na primeira seção do 23º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO)*, publicou-se por unanimidade uma declaração exigindo um imediato fim ao massacre cometido por Israel em Gaza, além de convidar todos os povos do mundo para a luta pelo povo palestino. A declaração condenou o bárbaro genocídio perpetrado por Israel na Faixa de Gaza, além de convocar as pessoas de todo o mundo a continuarem se mobilizando nas ruas e lutando contra a agressão israelense. A declaração realça que Israel é apoiado pelos Estados Unidos e pela OTAN, além de pedir “o fim da ocupação israelense, a instituição e o reconhecimento de uma Estado Palestino independente, cessar os assentamentos ilegais em terras palestinas e remoção do existentes, libertação dos presos por Israel, o retorno dos refugiados palestinos de acordo com a resolução 194 da ONU”.

A reunião na cidade de Esmirna contou com a presença de 123 delegados de 68 partidos e organizações de 54 países, sendo o Partido Comunista da Turquia (TKP) o anfitrião. A reunião foi aberta com um discurso de Kemal Okuyan, secretário-geral do TKP, sendo seguido por um momento de silêncio pelos mártires palestinos, assassinados pelos ataques israelenses. O encontro terminará no domingo (22/10/2023).

Abaixo, o texto completo da declaração:

Os partidos participantes do 23º EIPCO, realizado em Esmirna,Turquia, de 19 à 22 de Outubro de 2023:

  1. Exigimos o fim imediato da agressão e bloqueio perpetrado por Israel contra a Faixa de Gaza. Convocamos os povos de todo o mundo para que continuem a ir às ruas para lutar, para organizar mobilizações populares contra a agressão israelense.

    Expressamos nossa total solidariedade com o povo palestino e condenamos a brutal ofensiva militar, o inumano bloqueio e o bárbaro genocídio perpetrados por Israel na Faixa de Gaza, que resultam em milhares de civis mortos - incluindo crianças e idosos - que foram e são privados de comida, água, medicamentos e eletricidade. Denunciamos o apoio dado à ofensiva israelense dado pelos Estados Unidos, Reino Unido, OTAN e União Europeia.
  2. Condenamos a ocupação dos territórios palestinos, os assassinatos, as prisões, as perseguições e os assentamentos, todos crimes perpetrados por Israel há décadas. Defendemos o direito de uma terra livre para os palestinos, da qual sejam soberanos. Exigimos o fim imediato da ocupação israelense, a criação e o reconhecimento de um Estado Palestino Independente, o fim e o desmantelamento dos assentamentos ilegais nos territórios palestinos, a libertação dos prisioneiros das prisões israelenses, o retorno dos refugiados de acordo com a resolução 194 da ONU.

    A ocupação da Palestina por Israel, apoiada pelo imperialismo do bloco EUA-OTAN, é a fonte do sofrimento do povo palestino e de todos os povos na região. Enquanto continuar a ocupação, continuarão os conflitos e uma vida de paz será impossível, de modo que as populações estarão sempre sob o risco de se verem em meio à uma guerra geral.
  3. Os Partidos Comunista e Operários participantes do 23º EIPCO expressam sua solidariedade internacionalista e invocam os trabalhadores, os povos e a juventude em todos os países a fortalecer a luta contra o massacre na Faixa de Gaza e pelo fim da ocupação da Palestina por Israel, além de invocar que expressem de maneira decisiva sua solidariedade com a justa luta do povo palestino