'A Volta da linha 138l Nilópolis X Caxias e a luta dos trabalhadores' (Miguel Abrantes)
No dia 4 de abril os trabalhadores do Município Nilópolis-RJ conseguiram a volta da linha de ônibus essencial para o bairro Nossa Senhora de Fátima já que consiste em uma linha que liga diretamente a estação de Pavuna o bairro com apenas um ônibus e não como anteriormente dois ônibus.
Por Miguel Abrantes para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.
Camaradas de todo o Brasil, nesta quarta-feira 4 de abril os trabalhadores do Município Nilópolis-RJ conseguiram a volta da linha de ônibus essencial para o bairro Nossa Senhora de Fátima já que consiste em uma linha que liga diretamente a estação de Pavuna o bairro com apenas um ônibus e não como anteriormente dois ônibus, portanto com a expansão houve uma diminuição de custo de 13,55 para 8,55 (RIOCARD).
É uma pequena vitória dentro da luta por um transporte de qualidade mas acho interessante como trabalhadores de forma espontânea conseguiram essa vitória, afinal acompanhei do início ao fim por dentro do grupo que coordenava a luta pela volta da linha.
Mapa da linha sem abastecer o bairro Nossa Senhora de Fátima.
Os primeiros passos
Após a Empresa Expresso São Francisco conseguir barrar a a expansão da linha até o bairro (anteriormente era até a estação de trem) alegando prejuízo ao Detro (agência reguladora do estado), um senhor criou um abaixo-assinado pela volta da linha e começou a compartilhar nos comentários de algumas páginas de notícias do município, em menos de uma semana o abaixo-assinado chegou a 2 mil assinaturas. Durante esse tempo propus a ele a criação de um grupo no WhatsApp para conseguir mais compartilhando e entrando em contato com a população, o grupo foi criado e tinha apenas 5 pessoas, atualmente existem 200. A partir disso se começou a se espalhar mais rápido o abaixo-assinado chegando a 4 mil assinaturas.
Agitação e propaganda
Camaradas o interessante de se notar foi os trabalhos de agitação e propaganda feitos pelos trabalhadores, começou a surgir diversas ideias para espalhar o abaixo-assinado. Dessas ideias que conseguiram acontecer foi: Coleta de nomes nas ruas para o abaixo-assinado (proposta minha), isso ocorreu durante alguns dias e teve bons números de adesão. Pedido de posts pelas páginas de notícias de Nilópolis e também buscar a grande mídia. Os últimos citados ocorreram e no caso da grande mídia, a Record e a Globo fizeram reportagens ao vivo durante os jornais matutinos.
Houve embates no grupo do tipo ocupar as principais vias do município para chamar atenção e isso foi levantado por conta de uma manifestação de trabalhadores de um Mercado que existe no município.
Articulação Política e o que fazer depois?
Com tamanha insatisfação popular e atenção das mídias, conseguiu-se marcar reunião com o Deputado Estadual Rafael Nobre (União Brasil) e também o Prefeito do Município Abraãozinho (PL) e a partir disso os trâmites legais relacionada à volta da linha conseguiram andar de forma mais rápida, já que o grupo conseguiu entrar com um pedido no Ministério Público do RJ e também no Detro para a volta da linha. Os dois políticos citados são aliados do Governador Cláudio Castro e isso tenha influenciado pelo desfecho positivo no âmbito burocrático.
Após a ajuda dos políticos o grupo se dividiu no embate de que eles só se aproveitaram da pauta e tentaram ganhar crédito com isso e a outra parte que eles fizeram um ótimo trabalho por serem bons políticos mas mesmo com essa divergência todos tinham acordo que a força do povo foi a capaz de mudar essa situação. As discussões agora que se dá no grupo é qual linha vai ser a próxima refém do povo para a melhoria, estamos pensando nas linhas municipais.