Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 820
Israel está ampliando as violações do acordo que prevê a interrupção da guerra na Faixa de Gaza. As ações incluem o aumento de mortes de civis e a alteração de áreas classificadas como “linha amarela” em Khan Yunis.
Hamas: Ocupação segue violando acordo de cessar-fogo
O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, afirmou no domingo (4) que Israel está ampliando as violações do acordo que prevê a interrupção da guerra na Faixa de Gaza. As ações incluem o aumento de mortes de civis e a alteração de áreas classificadas como “linha amarela” na cidade de Khan Yunis, no sul do território, o que resulta em novos deslocamentos forçados da população.
De acordo com Qassem, Israel também intensificou a demolição de residências na metade oriental da Faixa de Gaza. Essas operações são parte de uma política contínua de destruição urbana e deslocamento populacional.
O porta-voz acrescentou que a passagem de Rafah permanece fechada e que há restrições à entrada de ajuda humanitária, o que contraria os termos do acordo firmado para interromper o conflito no território palestino.
Ainda, afirmou que as ações israelenses configurariam uma estratégia sistemática para minar o acordo aprovado por todas as partes durante a reunião realizada em Sharm el-Sheikh.
O Hamas apelou aos mediadores internacionais, aos países garantidores e às partes envolvidas no encontro de Sharm el-Sheikh para que pressionem Israel a interromper as supostas violações e cumpra integralmente as obrigações previstas no acordo.
Comunicado do Ministério da Saúde
Relatório estatístico periódico sobre o número de mártires e feridos devido à agressão sionista na Faixa de Gaza:
Nas últimas 24 horas, chegaram aos hospitais da Faixa de Gaza 2 mártires, sendo 1 novo e 1 recuperado dos escombros, além de 1 ferido.
Ainda há várias vítimas sob os escombros e nas ruas, e as equipes de ambulância e da defesa civil continuam impossibilitadas de chegar até elas até o momento.
Desde o cessar-fogo (11 de outubro de 2025):
- Total de mártires: 416
- Total de feridos: 1.153
- Total de corpos recuperados: 683
O número total de vítimas da agressão israelense aumentou para 71.271 mártires e 171.233 feridos desde 7 de outubro de 2023.