Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 750
Israel intensificou seus ataques ao Líbano nos últimos dias, em contínua violação do cessar-fogo apoiado pelos EUA. A escalada coincidiu com novas ameaças ao país para que desarme o Hezbollah imediatamente.
Israel intensifica ataques letais contra o Líbano
O exército israelense renovou seus ataques letais contra o Líbano neste domingo (26), pelo quarto dia consecutivo, matando pelo menos mais duas pessoas.
Os ataques mais recentes elevam o número de mortos para pelo menos dez desde a última quinta-feira.
Um ataque de drone israelense atingiu o leste do Líbano na tarde de domingo, tendo como alvo um veículo em Nabi Chit, a leste de Baalbek. Segundo o Canal 14 israelense, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, supervisionou o ataque.
Mais cedo, uma pessoa foi morta em um ataque israelense contra um carro em Naqoura, no sul do Líbano.
Israel intensificou significativamente seus ataques ao Líbano nos últimos dias, em contínua violação de um cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos. A escalada coincidiu com novas ameaças de um enviado norte-americano, que afirmou que o Líbano enfrentará uma grande ofensiva israelense se o Hezbollah não for desarmado imediatamente.
Israel também atacou uma motocicleta na cidade de Qlaileh, em Tiro, assassinando Mohammad Akram Arabiya. O exército israelense afirmou que ele era comandante da unidade de elite Radwan do Hezbollah.
“As Forças de Defesa de Israel atacaram e eliminaram o terrorista Mohammad Akram Arabiya, comandante da força especial ‘Radwan’ da organização terrorista Hezbollah. Recentemente, o terrorista promoveu esforços para restaurar capacidades de combate e auxiliou nas tentativas de reconstruir infraestruturas terroristas”, afirmou o exército em comunicado.
Um ataque israelense na manhã de sábado matou Zein al-Abidin Ftouni. De acordo com relatos, ele era casado com a filha do alto funcionário de logística do Hezbollah, Abbas Karaki – assassinado por Israel um dia antes na cidade de Toul. Ftouni foi morto a caminho do funeral de Karaki.
Uma pessoa também foi morta em Nabatieh na noite de sexta-feira, em um ataque israelense contra um carro. Pelo menos outras duas ficaram feridas.
Na quinta-feira, Israel bombardeou a cidade de Arabsalim, no sul do Líbano, matando duas pessoas. O ataque ocorreu poucas horas após uma onda massiva de bombardeios na região do Bekaa, no leste do país, que também matou duas pessoas.
Israel vem ampliando seus ataques e violações do cessar-fogo no Líbano, sob o pretexto de “impedir” o Hezbollah de reconstruir suas forças e infraestrutura.
De acordo com o direito humanitário internacional, Israel está proibido de atacar membros da resistência durante um cessar-fogo, caso eles não estejam participando diretamente de hostilidades no momento do ataque.
Pelo menos duas das dez pessoas mortas nos últimos quatro dias eram civis – uma delas, uma idosa.
Recentemente, Israel realizou extensos exercícios militares simulando uma guerra contra o Líbano. Relatos na mídia israelense afirmam que o Hezbollah conseguiu se rearmar e reconstruir suas capacidades, apesar dos esforços do governo libanês para desmantelar a infraestrutura militar do grupo.
Fontes europeias que falaram à Sky News Arabia em 24 de outubro disseram que uma operação militar israelense em larga escala no Líbano é “apenas uma questão de tempo.”
“Se Beirute não agir, o braço militar do Hezbollah inevitavelmente enfrentará uma grande confrontação com Israel, em um momento em que Israel está em seu auge de força e o apoio iraniano ao Hezbollah é o mais fraco,” afirmou o enviado dos EUA, Tom Barrack, na segunda-feira.
Comunicado do Ministério da Saúde
Relatório estatístico periódico sobre o número de mártires e feridos devido à agressão sionista na Faixa de Gaza:
Nas últimas 24 horas, 18 mártires (incluindo 10 corpos recuperados e 8 mártires devido a ataques diretos da ocupação) e 3 feridos chegaram aos hospitais da Faixa de Gaza.
Um número de vítimas ainda está sob os escombros e nas estradas, já que as equipes de ambulância e defesa civil ainda não conseguiram alcançá-las.
O total da agressão “israelense” subiu para 68.159 mártires e 170.203 feridos desde 7 de outubro de 2023.
Desde o cessar-fogo (11 de outubro de 2025):
· Total de Mártires: 35
· Total de Feridos: 146
· Total de Corpos Recuperados: 414
15 corpos não identificados mantidos pela ocupação foram recebidos, elevando o número total de corpos recebidos da ocupação para 150, em lotes de (45 + 45 + 30 + 15 + 15).