Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 495

Os colonos israelenses estão ampliando silenciosamente seu controle sobre vastas áreas rurais na Cisjordânia ocupada, levando ao deslocamento quase total de comunidades beduínas palestinas.

Atualização sobre a Tempestade Al-Aqsa: dia 495

Colonização avança na Cisjordânia

Um relatório do The Guardian detalha como colonos israelenses estão ampliando silenciosamente seu controle sobre vastas áreas rurais na Cisjordânia ocupada, levando ao deslocamento quase total de comunidades beduínas palestinas.

Postos avançados ilegais se espalharam por vales que antes eram habitados por pastores beduínos, que perderam o acesso a suas terras tradicionais de pastagem. Colonos tomaram cisternas das quais os beduínos dependiam por gerações, enquanto o cultivo de oliveiras, sustentado por sistemas de água controlados pelos colonos, está substituindo as áreas de pastagem. 

O The Guardian teve acesso a um vídeo que mostra ataques recentes, incluindo colonos tentando espantar rebanhos de beduínos, incendiando uma construção, roubando equipamentos e soltando um cachorro para perseguir crianças beduínas.

Em um pequeno acampamento próximo à cidade de Minya, Jamil e Mujahid Shalalda contaram ao The Guardian que inicialmente havia duas tribos na área, que existiam há mais de 52 anos.

“Eles destruíram estruturas em nosso acampamento, e mesmo depois que recorremos à polícia, nada foi feito”, disseram.

Comunicado do Ministério da Saúde

Relatório estatístico periódico sobre o número de mártires e feridos devido à agressão sionista na Faixa de Gaza:

Os hospitais da Faixa de Gaza registraram 19 mártires e 15 feridos, como resultado da agressão israelense na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas.

Um número considerável de vítimas ainda está sob os escombros e nas ruas, e as equipes de ambulância e defesa civil não conseguem alcançá-las.

O total de mártires da agressão israelense subiu para 48.208 e 111.655 feridos desde o 7 de outubro.