'Aos partidários da Reconstrução Revolucionária: não a abandonemos' (Contribuição anônima)
Nosso nome deve ser Partido da Reconstrução Revolucionária.
Contribuição anônima para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.
Camaradas, não me considero alguém especialmente interessado nas discussões a respeito de nossos símbolos, sobre o futuro nome de nossa organização ou acerca da “estética comunista”. Apesar de não subjugar antecipadamente quem se propõe a incorporar suas ideias a esse debate, ele nunca me despertou entusiasmo. Entretanto, nas últimas semanas, de maneira desproposital, encontrei aquele que, no meu juízo, imagino que deve ser o nome de nossa organização: Partido da Reconstrução Revolucionária. Apresento os argumentos para a escolha a seguir.
Em primeiro lugar, acredito que esse nome nos ajudará a reivindicar os trabalhos realizados por nós desde a cisão com o antigo PCB — realizamos a exitosa Campanha Novembro Antirracista, fomos a organização que mais denunciou a privatização dos presídios no RS, estivemos em dezenas de atos pró-palestina sob a bandeira do PCB-RR (alguns, inclusive, ajudamos a organizar), participamos da Plenária de Oposição de Esquerda, nos inserimos em ocupações rurais e urbanas, somamos vozes à diversas reividicações mais imediatas da classe trabalhadora pelo país inteiro e passamos a ser reconhecidos como força política dentro da esquerda.
Ao meu ver, camaradas, teríamos que reconquistar esse status caso a nossa organização passasse por uma expressiva mudança de nome. Além da engenhosidade dessa manobra, creio que esse nome, caso escolhido durante nosso iminente Congresso, sinalizaria ao bloco revolucionário do MCI nossas posições verdadeiramente leninistas. É óbvio que apenas um nome não condiciona nossa atitude revolucionária — será necessário, evidentemente, que nós nos coloquemos à altura desse título. Porém, creio que a escolha desse nome já nos daria alguma vantagem.
Saudações comunistas.