A luta pelo fim da escala 6x1 não acabou! Todos às ruas no dia 23/11!
Para o dia 23/11, estão sendo organizados um dia nacional de mobilização e grandes manifestações para a retomada dessa campanha. Fazemos um chamado a todos os trabalhadores e trabalhadoras a comporem e organizarem conjuntamente essa mobilização!
A luta operária mais importante do ano, a luta pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada de trabalho, não acabou! Mesmo criticada pela extrema-direita e desviada do rumo pelo governismo, a luta segue viva nas mãos de milhões de trabalhadores no Brasil que sonham com uma vida com menos exploração.
A escala 6x1 e a jornada de 44 horas semanais são formas que o grande capital conseguiu, nas lutas do último século, para manter uma alta taxa de exploração da força de trabalho do proletariado brasileiro. Mesmo com todos o desenvolvimento do capitalismo brasileiro durante o século passado, a jornada máxima foi reduzida em apenas 4 horas de 1932, quando se instituiu pela primeira vez as 48 horas semanais, até a Constituição de 1988. Nos últimos 37 anos, nada mudou.
O Partido Comunista Brasileiro Revolucionário avaliou esse quadro e, em 2021, já anunciava a necessidade de redução da jornada máxima de 30 horas semanais de trabalho como uma das batalhas mais importantes da classe trabalhadora em nosso país. Desde o final de 2023 e, mais fortemente, desde novembro de 2024, essa pauta tem tomado as ruas, fábricas, universidades e as mentes e corações de uma parte significativa dos trabalhadores do país. A luta ultrapassou as reivindicações puramente sindicais de setores particulares da nossa classe e avançou para uma grande luta política de todos os trabalhadores contra a burguesia nacional e internacional.
A batalha em torno dessa pauta, neste ano, teve um grande ascenso no primeiro semestre, mas, depois do 1º de maio, foi engolida pela agitação governista em torno do falido “Plebiscito Popular” e da demagogia para recuperar a popularidade do governo federal. Para o PCBR, nada justifica o abandono dessa pauta e das lutas para sua conquista. Por isso, temos mantido nosso trabalho de agitação, de propaganda e de organização em todos os setores proletários e juvenis em que temos desenvolvido nosso trabalho.
Para o dia 23/11, estão sendo organizados um dia nacional de mobilização e grandes manifestações para a retomada dessa campanha. Fazemos um chamado a todos os trabalhadores e trabalhadoras, além de todos os setores comprometidos com o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho, a comporem e organizarem conjuntamente essa mobilização!
A luta pelo fim da 6x1 não acabou!
Todos às ruas no dia 23/11!
Comissão Política Nacional do
Comitê Central do
Partido Comunista Brasileiro Revolucionário